Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Participantes dos Círculos de Leitura visitam alunos do Colégio João Cândido

Nesta semana, os alunos da 8ª série do Colégio Estadual João Cândido Ferreira receberam uma visita muito especial: quatro senhoras participantes dos Círculos de Leituras foram até eles dividir suas experiências de vida, seu aprendizado e seu amor pela leitura. Dona Lucia, 70 anos de idade, deu seu depoimento aos alunos falando sobre a importância da leitura. “Eu não podia falar em público assim, hoje com os Círculos de Leitura me sinto confiante. Nunca é tarde pra aprender alguma coisa”, afirma Lucia, incentivando os alunos “Nossa sabedoria ninguém rouba”.

30/11/2010 - 15:57


Entre os diversos benefícios da leitura, a melhora na escrita e o enriquecimento do vocabulário foram ressaltados por Marina Gomes dos Santos, 58 anos. “Eu escrevia tudo errado, trocava as letras. Participando do Círculos, minha escrita melhorou”, relata a participante.
A idéia de convidar as participantes para conversar com os alunos partiu da pedagoga do colégio, Carmen Milte Junqueira, que leu sobre os Círculos de Leitura no jornal local. “Vi a visita deles como uma oportunidade de enriquecer as experiências dos alunos e um estímulo para o estudo e a leitura. Essas senhoras podem mostrar que não há fatores que limitem o querer aprender”, explica a pedagoga.
Círculos de Leitura
Todas as semanas, os participantes dos Círculos de Leitura se encontram pelo menos duas vezes para ler, escrever e contar histórias extraídas dos livros ou da vida real. São 19 grupos nos dezesseis municípios do NRE Toledo, que se reúnem em Centros da Terceira Idade, escolas, aldeias indígenas, comunidades quilombolas, entre outras localidades. A atividade, voltada a formação de jovens, adultos e idosos, foi destacada pelo MEC este ano, com a premiação Medalha Paulo Freire.

Da Assessoria - NRE

Sem nome %281144 x 250 px%29