Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Incubadora Tecnológica abre edital para novos projetos

A Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), abriu edital de incubação para empresas que buscam apoio ao desenvolvimento de projetos ou negócios tecnológicos inovadores. O edital prevê quatro chamadas, em fevereiro, maio, agosto e novembro deste ano. São dez vagas para incubação não residente, em que a empresa não fica instalada nas dependências da Intec, mas conta com apoio técnico, jurídico e administrativo. A modalidade de incubação residente fica condicionada à abertura de vagas pela graduação de empresas já incubadas.

20/01/2012 - 14:11


Os cinco critérios principais para pleitear uma vaga são: inovação (desenvolvimento de produto novo, complementar a algum existente, nacionalização de tecnologias ou desenvolvimento de similar), disposição de capital mínimo para investimento inicial, plano de negócios desenvolvido e equipe com formação em áreas complementares. É importante que a empresa tenha alguma iniciativa preliminar – no caso de produto, seria um protótipo ou uma requisição de patente.
O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, explica que o processo de incubação apoia os empreendedores no acesso às fontes de fomento para os projetos, desenvolvimento de negócio e contato com o mercado. “Mesmo na modalidade não residente, os incubados têm acesso à estrutura de laboratórios, sala de reunião e auditório do Tecpar, bem como orientação de técnicos e pesquisadores do instituto”.
Os interessados devem apresentar proposta, preferencialmente, por pessoa jurídica. É permitida a apresentação por pessoa física, entretanto, caso o empreendimento seja selecionado, deverá ser constituída uma empresa para a assinatura do contrato de incubação. Informações complementares sobre critérios de participação, formato de entrega das propostas e prazos podem ser obtidas no edital, no site http://intec.tecpar.br.

SEGURANÇA
A Intec foi fundada em 1989 e, desde então, foram mais de 80 empresas incubadas, algumas com projeção nacional e internacional. Em 2010, a incubadora foi considerada a melhor do Brasil pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
Um projeto aprovado no Programa Nacional de Apoio às Incubadoras e Parques Tecnológicos (PNI/2009) criou uma rede regional de cinco incubadoras e deixou o suporte aos incubados ainda mais completo. Além da troca de competências entre os integrantes da rede, o projeto permitiu a montagem na Intec de um Fab Lab – laboratório de fabricação que permite passar um objeto do conceito à realidade em pouco tempo.
Entre os benefícios aos incubados do novo laboratório, uma máquina prototipadora 3D permite a fabricação em escala não industrial de protótipos, peças e objetos plásticos geralmente utilizados em componentes eletrônicos. É a única incubadora do Paraná e a terceira do Brasil equipada com essa máquina.

 

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29