O coordenador executivo do Núcleo no Paraná, Josemar Ganho, apresentou na manhã desta sexta-feira (20/01), para o Reitor e Pró-Reitores da Unioeste o projeto com o objetivo de promover um espaço de sensibilização do papel e da importância que a universidade tem na sistematização e elaboração dos projetos para a faixa de fronteira, em especial a sua função estratégica na construção do dialogo com as outras faculdades e universidades da região. No encontro a Unioeste instituiu uma comissão composta pelos professores Antonio Nantes, Moacir Piffer, Gilmar Baumgartner e Douglas Roesler, para coordenar os trabalhos. “Convidamos formalmente a reitoria, que atendeu prontamente o chamado nomeando a equipe que fará a condução dos trabalhos”, afirma ele.
Para o Reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, a participação da universidade no Núcleo é apenas a confirmação da abertura do dialogo com as entidades representativas do Oeste e Sudoeste.
Para ele, a Unioeste pode e deve auxiliar no desenvolvimento econômico e social dos municípios da região. “Nossa universidade vai auxiliar na elaboração de um plano de referência para o Núcleo de Fronteira em várias áreas que vão desde infra-estrutura logística passando pela saúde, segurança e educação”, explica.
A faixa de fronteira do Paraná é composta por 139 municípios do oeste e sudoeste, sendo três cidades gêmeas, dois milhões de habitantes, representando 23% da população e 35% dos municípios do Estado. “No Brasil existem 11 Núcleos de Fronteira. Estamos vivendo um momento histórico que possibilita promover um plano de integração sem precedentes”, finaliza Ganho.
EDUCAÇÃO
Unioeste orientará projetos do Núcleo Regional de Fronteira
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) será a orientadora de projetos e responsável pelo processo de integração das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná no Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira. Esta ação é instituída pelo Governo Federal com o envolvimento de 20 ministérios e apoio do governo do estado. Os projetos terão aporte financeiro de governos Federal, Estadual, Municipal e organizações não governamentais nacionais e internacionais.
Mais lidas
- 1FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 2Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
- 5Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto