O coordenador executivo do Núcleo no Paraná, Josemar Ganho, apresentou na manhã desta sexta-feira (20/01), para o Reitor e Pró-Reitores da Unioeste o projeto com o objetivo de promover um espaço de sensibilização do papel e da importância que a universidade tem na sistematização e elaboração dos projetos para a faixa de fronteira, em especial a sua função estratégica na construção do dialogo com as outras faculdades e universidades da região. No encontro a Unioeste instituiu uma comissão composta pelos professores Antonio Nantes, Moacir Piffer, Gilmar Baumgartner e Douglas Roesler, para coordenar os trabalhos. “Convidamos formalmente a reitoria, que atendeu prontamente o chamado nomeando a equipe que fará a condução dos trabalhos”, afirma ele.
Para o Reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, a participação da universidade no Núcleo é apenas a confirmação da abertura do dialogo com as entidades representativas do Oeste e Sudoeste.
Para ele, a Unioeste pode e deve auxiliar no desenvolvimento econômico e social dos municípios da região. “Nossa universidade vai auxiliar na elaboração de um plano de referência para o Núcleo de Fronteira em várias áreas que vão desde infra-estrutura logística passando pela saúde, segurança e educação”, explica.
A faixa de fronteira do Paraná é composta por 139 municípios do oeste e sudoeste, sendo três cidades gêmeas, dois milhões de habitantes, representando 23% da população e 35% dos municípios do Estado. “No Brasil existem 11 Núcleos de Fronteira. Estamos vivendo um momento histórico que possibilita promover um plano de integração sem precedentes”, finaliza Ganho.
EDUCAÇÃO
Unioeste orientará projetos do Núcleo Regional de Fronteira
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) será a orientadora de projetos e responsável pelo processo de integração das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná no Núcleo Regional para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira. Esta ação é instituída pelo Governo Federal com o envolvimento de 20 ministérios e apoio do governo do estado. Os projetos terão aporte financeiro de governos Federal, Estadual, Municipal e organizações não governamentais nacionais e internacionais.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025