Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Inaugurada escola do Jardim Santa Clara IV

Os moradores do bairro Santa Clara IV têm um novo centro de referência e um espaço adequado para as crianças do bairro estudar. Nesta semana, durante uma solenidade com a presença de autoridades, pais, estudantes da escola, lideranças da comunidade e familiares de Ivo Welter, foi inaugurada a escola municipal Ivo Welter.

01/12/2010 - 15:18


A obra foi executada pelo município, utilizando recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), num investimento total de R$ 2 milhões, entre obras e equipamentos. A nova escola foi entregue, mas o atendimento começou ainda no ano passado, de forma gradativa. “A demanda da comunidade é muito grande e iniciamos o funcionamento no ano passado, com cinco salas de aula, mesmo ainda estando em obras. A área de construção foi isolada e as crianças começaram a ser atendidas, com aulas no ensino regular e em tempo integral no pré I e II. Em 2010 serão cerca de 500 alunos, em torno de 100 deles no turno integral”, explica o secretário municipal de Educação, Ildo Bombardelli, ao lado da diretora do educandário, Sirlei Galvão.

A escola conta com uma estrutura de 13 salas de aula, laboratório de informática em parceria com a Oi, que permite o atendimento da comunidade, uma vez por semana, biblioteca também aberta à comunidade, cozinha/refeitório, salas de coordenação, direção e apoio pedagógico, quatro salas para atividades especiais e no contraturno, o projeto Mente Inovadora, para atendimento dos alunos da escola e de outras do município, com atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento cognitivo, parque infantil, horta para a realização de atividades educativas na área ambiental, ginásio de esportes e piscina, que permitirá o atendimento dos alunos, com acompanhamento de professor de natação. A escola é uma das três do município que oferece atendimento em tempo integral nas primeiras séries além de oficinas de contraturno de arte, música, horta e educação ambiental. O atendimento em tempo integral hoje é para os prés I e II, mas em 2010 também será ofertado para o primeiro ano.

Com a construção de novos conjuntos habitacionais na região, o bairro cresceu muito e exigiu novos investimentos, com creche, escola, pavimentação, entre outras estruturas que estão sendo gradativamente implantadas no bairro pela administração municipal. “Estamos fazendo novos contatos em Brasília para assegurar novos investimentos para o bairro, como a construção de um posto de saúde e uma praça do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, adiantou o prefeito, na entrega da obra. Os novos investimentos se somariam a outros já realizados no bairro para dar aos moradores condições de morar com qualidade de vida. A implantação da escola no bairro, com atendimento em tempo integral e piscina, entre outras novidades, como o projeto Mente Inovadora, é resultado de uma experiência vista em São Paulo, ainda em 2008, segundo contou o prefeito. No local as crianças terão a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e também praticar atividades esportivas visando a preparação de atletas e cidadãos do futuro.

Schiavinato agradeceu à família Welter pela cedência do nome do ex-vereador e pioneiro Ivo Welter para a escola e lamentou não ter convivido mais com ele para compartilhar com a sua sabedoria e experiência, fundamentais hoje na função que ocupa como administrador público. Ele também agradeceu o apoio dos vereadores, do ministro Paulo Bernardo e do deputado federal Dilceu Sperafico, em Brasília, auxiliando no processo para a liberação do financiamento do BID, que permitiu estas e outras obras na administração municipal, possibilitando assim a construção de um espaço como este, que dará condições aos estudantes de receber uma formação de qualidade.

Demais lideranças presentes, entre elas o vice-prefeito Lúcio de Marchi e os vereadores Renato Reimann, Luís Fritzen, João Martins e Expedito Ferreira, destacaram a importância da obra e os benefícios que trarão aos moradores do bairro, com um espaço adequado e próximo às suas residências para a educação dos filhos.

Representando a família, a filha de Ivo Welter, Miriam Welter Krenczynski, ao lado da mãe, das irmãs e do irmão de Ivo Welter, agradeceu a homenagem e o reconhecimento da administração municipal ao pioneiro e ex-vereador de Toledo. Ela lembrou um pouco da trajetória do pai, desde a chegada em Toledo, vindo de Foz do Iguaçu, às suas atividades como comerciante, agropecuarista, líder espiritual e pai dedicado. Com 11 filhos, dez meninas e um menino, todo o ano ele trazia uma nova boneca de presente de Natal, numa referência a chegada de mais uma filha. Para a família, Ivo Welter deixou um exemplo de vida, que deverá ser perpetuado com o seu nome à escola, servindo de exemplo para as novas gerações.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29