1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

SOP pode ser tratada com dose reduzida de Metformina

É promissor o uso de mil miligramas de cloridrato de Metformina no tratamento da Síndrome de Ovário Policísticos (SOP). Hoje os médicos ginecologistas prescrevem entre 1,5 a 2 mil mg do remédio as pacientes. Uma dose menor pode reduzir os efeitos adversos do medicamento, que são náuseas, desconforto abdominal e diarreia. É o que comprova a pesquisa intitulada “Ensaio Clínico Randomizado com Cloridrato de Metformina - 1500 miligramas de 1000 miligramas”, realizado pela médica ginecologista, Naura Tonin.

24/01/2012 - 09:14


O estudo foi desenvolvido sob a supervisão do professor Doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Almir Urbaretz, durou um ano e seis meses, e fez parte da conclusão de mestrado em Ciências da Saúde com ênfase a Ginecologia, da pesquisadora.
 
A pesquisa
Participaram do estudo, pacientes com idade entre 18 e 40 anos que apresentavam irregularidade menstrual e, consequentemente, dificuldade para engravidar. O acompanhamento durou três meses. Neste período, as mulheres foram divididas em dois grupos e submetidas à exames de ecografia, laboratoriais e hormonais. "A Metformina é utilizada nesse tipo de tratamento desde 1994. Antes, o medicamento era utilizado exclusivamente para a manutenção da Diabetes", esclarece Naura. No estudo, cada grupo de mulheres recebeu doses diferentes do medicamento. Uma a cada doze horas e outro a cada oito horas.
Para que a dose menor passe a ser prescrita pelos ginecologistas são necessárias novas pesquisas.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29