Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Três complexos esportivos de Toledo foram selecionados para treinamento das Olimpíadas de 2016

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 anunciou o resultado do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos. Toledo é uma das 73 cidades do Brasil selecionadas para sediar os treinamentos. Foram escolhidas três estruturas do município: o Estádio 14 de Dezembro, Ginásio de Esportes Alcides Pan e o Centro de Treinamentos de Ginástica Rítmica (GR), junto ao Ginásio de Esportes do Sesi.

24/01/2012 - 17:05


No Paraná foram selecionados 20 locais. No total, 172 instalações esportivas de todo o Brasil estarão à disposição para aclimatação dos atletas olímpicos. O anúncio das cidades selecionadas aconteceu na tarde desta terça-feira, 24. A próxima etapa do Processo é a assinatura do Termo de Compromisso, que se dará a partir desta terça até o dia 3 de fevereiro de 2012.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer de Toledo, Mauro Maiorki, o município se colocou à disposição, provando a estrutura de ponta no esporte. “Toledo foi selecionado com estruturas aptas para receber os atletas para os treinamentos. Sabíamos das chances e dos investimentos que estas estruturas haviam recebido. Isso é gratificante para toda população. Agora, vamos aguardar os contatos das delegações”, destacou o secretário.

Complexos Selecionados

Estádio 14 de Dezembro - Localizado na área central do município de Toledo, o Estádio Municipal 14 de Dezembro foi fundado em 9 de abril de 1967. Com uma estrutura apta a receber jogos oficiais em nível nacional, o Estádio Municipal 14 de Dezembro passou por algumas reformas ao longo dos anos, e atualmente conta com campo de futebol oficial medindo 100m x 68m, pista de atletismo nas medidas oficiais, vestiários, cabines para a imprensa, camarote para dirigentes esportivos, sala de segurança, sanitários gerais e adaptados, câmara de segurança, piscina aquecida no complexo e demais dependências para atendimento médico, academia e demais necessidades. O estádio tem capacidade para 14.344 torcedores sentados, sendo 2.000 em área coberta e contando com 939 cadeiras instaladas, 11.494 em área descoberta e 850 lugares para visitantes. Sua localização atual é na área central, de fácil acesso, faz divisa com a Unioeste (Universidade do Oeste do Paraná) e o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.  O Estádio Municipal 14 de Dezembro é palco a 25 anos de jogos oficiais do Município, Região e do Estado do Paraná.
Ginásio de Esportes Alcides Pan – O ginásio foi construído pela necessidade do município de Toledo em disponibilizar um espaço esportivo para a viabilização dos Jogos Abertos do Paraná no ano de 1979. O espaço foi inaugurado no dia 20 de outubro de 1978. Hoje o Ginásio é considerada a melhor estrutura esportivan do Paraná e um dos maiores do Brasil. Localizado na área central de Toledo, o Ginásio de Esportes Alcides Pan é o principal ponto dos esportistas toledanos. Nele são desenvolvidas atividades diárias como, treinamento das escolinhas esportivas e de rendimento nas modalidades de futsal e handebol, e atendimento à comunidade com reservas de horários.
No ano de 2006 foram iniciadas reformas no espaço esportivo, nos vestiários e espaço destinado ao administrativo – onde funciona a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo. Hoje, todo reformado, conta com capacidade para 4.200 vagas com cadeiras individuais, piso em assoalho flutuante (para absorção de impactos), placar eletrônico 04 (quatro) faces, sanitários completamente reformados com espaços para pessoas com necessidades especiais, copas, vestiários, sala para reuniões,  cabines individuais para a imprensa com ar condicionado. O espaço está apto para receber até mesmo competições internacionais.
Centro de Treinamento de GR (Ginásio do Sesi) - As instalações foram inauguradas em fevereiro de 1989.  Com o passar dos anos e com os resultados positivos alcançados, na modalidade de Ginástica Rítmica, tanto em competições nacionais como internacionais, percebeu-se a necessidade de melhorias nas instalações para o melhor desenvolvimento técnico das atletas.
No ano de 2010 após estudos e projetos especializados, foram executadas obras de adequações para a prática de Ginástica Rítmica, tais como aumento do pé direito do ginásio para que as ginastas possam arremessar os aparelhos (bolas, fitas, maças, arcos e cordas) sem a preocupação de atingir o teto o que dificultaria em muito a desempenho técnica de manejo de cada aparelho. Para atingir a climatização total do ginásio, tanto na parte quente quanto na parte fria, foi implantado caldeira, depósito de água e de gás, respeitando
as normas de segurança e meio ambiente, bem como na parte interna exaustores para renovação e purificação constante do ar ambiente. 
Para atender o público espectador, foram construídos sanitários completos femininos e masculinos e também sanitários especiais para pessoas com deficiência. A estrutura possui três tapetes sendo (02) dois com medidas oficiais para competição e (01) um para aquecimento, também possui acessibilidade, cozinha com refeitório, sala de administração, sala de depósito, almoxarifado, estacionamento privativo, sala de reuniões com multimídia, sala de fisioterapia com hidromassagem com acesso privativo aos vestiários das atletas onde estão situados os chuveiros, sanitários e armários individuais.

Vistoria- O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos foi realizado durante um ano. No final do ano passado, Toledo recebeu a visita dos superintendentes do COB para acompanhar e fiscalizar as estruturas cadastradas. O propósito era identificar instalações em todo o Brasil que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais. A identificação é uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Paraolímpico Internacional ao país-sede dos Jogos.
Depois de identificados os locais, de acordo com o Comitê dos Jogos, caberá a cada instalação a negociação direta com os Comitês, para os termos de utilização de seus equipamentos e recebimento de delegações estrangeiras.
Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo e outros proprietários de instalações foram estimulados a participar do processo. No fim, foram selecionadas 98 instalações públicas e 74 de propriedade privada.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29