Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Projeto Rondon: Equipe já atua no Maranhão

A equipe composta por oito acadêmicos e duas professoras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que está participando do Projeto Rondon – Operação Babaçu já iniciou os trabalhos na cidade de Ribamar Fiquene, no estado do Maranhão. No município, os universitários realizam diversas atividades visando à melhoria da qualidade de vida da população repassando conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação. De acordo com o acadêmico Neimar Afonso Scornberger, todos os participantes estão contentes com o inicio da Operação. “Fomos bem recebidos pela população local que é muita receptiva e esta está ansiosa pelas atividades que serão realizadas”, relata.

25/01/2012 - 09:24


Inicialmente, o grupo, coordenado pelas professoras Helaine Maruska Vieira Silva, do curso de Ciências Biológicas, do Câmpus de Cascavel e Adriana Maria de Grandi, de Agronomia, do Câmpus de Marechal Cândido Rondon, participou na capital São Luiz, no espaço multicenter do Sebrae, da abertura oficial da Operação Babaçu do Projeto Rondon 2011.
Na abertura do evento, que contou com a participação de 460 universitários de delegações de todo o Brasil, estiveram presentes, entre outras autoridades, o governador em exercício do Maranhão, Washington Luís; o coordenador geral do Projeto Rondon, Almirante Edlander Santos; o coordenador da Operação Babaçu, coronel José Paulo da Cunha Victorio; o coordenador da Operação Pai Francisco, coronel Jesuíno José de Brito Neto; o Presidente da União Nacional dos Estudantes, Daniel Iliesco, entre outras. Após o cerimonial foram feitas apresentações de dança local, como Cacuriá e Pumgada para divulgar a cultura regional.

No município
Ao se deslocarem para o município de atuação, a equipe da Universidade participou ainda de solenidade, promovida nas instalações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, com a presença do coordenador local da Operação Babaçu, major Vial e autoridades locais, como o prefeito em exercício, vereadores e representantes das secretarias de Educação, Cultura, Agricultura e Meio-Ambiente.
Em Ribamar Fiquene, onde também estão acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) que participam do Projeto Rondon, o grupo da Unioeste manteve reunião com lideranças locais, oportunidade que foi confirmado o cronograma de atividades para a Operação.
Os alunos participaram ainda de programa na rádio da cidade, quando convidaram a população para frequentar palestras, oficinas, cursos e demais atividades que serão desenvolvidas durante os 15 dias de atuação do Projeto.
Também as acadêmicas Juliana Santi Botton e Tânia da Silva, dos cursos de Administração e Turismo, deram início aos trabalhos com um curso de Comunicação, enfatizando a apresentação pessoal e montagem de materiais comunicativos, tendo como público alvo os funcionários da Prefeitura, radialistas, e comunidade interessada.
O principal objetivo do trabalho foi a construção de uma cultura comunicacional, motivando a comunidade local a manter e aprimorar os processos de comunicação.

 

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29