Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Entidades fazem orientações e caminhada no Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Dando continuidade às atividades programadas da campanha “16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, aconteceu nesta quarta-feira, 1º,a Caminhada Pela Vida, evento em parceria com o Ciscopar e demais entidades como a Secretaria de Saúde, Conselho Municipal da Mulher, Delegacia da Mulher, Mulheres Empresárias da Acit, dentre outros. A programação das atividades tinha como objetivo combater o preconceito, discriminação, violência contra a mulher, exploração sexual e pedofilia. Dia 1º é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.


01/12/2010 - 15:40


A programação teve início às 8h30 na sede dos Conselhos com a premiação do concurso de desenho organizado pelo Ciscopar DST/HIV/AIDS, Prevenção não tem dia, nem hora e nem grupo específico. Mais de 400 alunos das escolas estaduais, da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, dos municípios abrangentes da 20ª Regional de Saúde participaram. O concurso consistia em realizar um desenho sobre a doença. A comissão julgadora avaliou a criatividade, coerência com o tema dentre outros aspectos. “Foi muito difícil selecionar os 12 vencedores, porque havia muitos desenhos excelentes. Iremos produzir um calendário e distribuir para as unidades de saúde de todos os municípios da 20ª Regional”, afirmou o secretário executivo do Ciscopar, Vilmar Covatti.

Terminada a premiação, foi realizada uma caminhada pelas principais ruas do centro em direção à praça Willy Barth. Os participantes foram distribuindo panfletos com o objetivo de divulgar o atendimento que seria realizado da praça durante o dia. No local, as entidades montaram barracas para orientar a população e realizar exames de saúde na Secretaria de Saúde, além de encaminhamentos para o teste da AIDS.

Conforme a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Simone Beatriz Ferrari, é a primeira vez que a Secretaria realiza a parceria com o Ciscopar. “Está dando certo, conseguimos ampliar a divulgação das nossas propostas, tanto da campanha dos 16 dias de ativismo, quanto da luta contra a AIDS. O objetivo da campanha e das barracas de hoje é o de orientar a população”, afirma.

De acordo com a secretária da Saúde, Denise Liell Schimitt, a Secretaria participou realizando exames e com orientações. “Realizamos exames de diabetes, hipertensão, orientamos sobre o câncer de mama e de útero, sobre dengue e saúde mental, dentre outros”, informa.

Conforme Sheila Covatti, na barraca do Ciscopar os 12 desenhos foram expostos. “Fizemos uma orientação quanto as DST´s, com foco na AIDS e encaminhamos os interessados para realizarem o exame gratuito no Ciscopar”, finaliza.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29