José Ivo Alves da Rocha, faleceu no último dia 9, depois de uma longa luta contra uma doença. Além do exercício da medicina, participou ativamente da vida pública do município. Rocha foi eleito vereador por quatro anos e neste mesmo período foi Presidente da Câmara por quatro vezes. Exerceu o mandato de Deputado Estadual por 2 anos e foi o 1º vice-prefeito de Toledo. Rocha também assumiu de forma interina a prefeitura de Toledo. Em novembro de 2006, foi declarado cidadão honorário do município pela Câmara de Vereadores.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, na ocasião do óbito decretou luto oficial reconhecendo a grande interferência de Rocha na história pública e social de Toledo. A homenagem, segundo José Calos, apenas confirma o agradecimento da cidade ao pioneiro. “Ivo honrou em vida a nossa nação e teve uma ampla contribuição em nossa sociedade. Foi um homem público dedicado a coletividade e isso o fez marcante em nossa história”, declarou Schiavinato.
José Carlos lembrou que o médico recentemente foi lembrado em uma obra que fez homenagem aos ex-pracinhas de Toledo. “Na inauguração da Praça do Expedicionário, no jardim Gisele, tivemos a honra de contar com os ex-combatentes e entre eles estava Ivo Rocha. Pessoas assim precisam do nosso reconhecimento”, disse o prefeito, lembrando que Ivo era o único entre os homenageados que integrou a Força Aérea Brasileira (FAB), sendo os demais da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Na ocasião da homenagem, o médico emocionado relatou suas experiências como sargento rádio telegrafista de bordo da FAB.
História- O médico nasceu em Rebouças (PR), em 20 de setembro de 1925. Na juventude, estudou na Escola Brasileira em Curitiba (PR), preparando-se para ingressar na Aeronáutica, tendo alcançado este objetivo em 1944. Já como militar da Força Aérea Brasileira, participou durante a Segunda Guerra Mundial, da Campanha do Atlântico Sul no patrulhamento aéreo da costa brasileira na função de Rádio Telegrafista de Vôo (RTVO).
Casou-se com Rosa Maria Zeni em 05 de junho de 1948. Teve quatro filhos, 11 netos e quatro bisnetos.
Medicina - Deixou a FAB 1951, para se dedicar aos estudos visando cursar medicina. Em 1953, ingressou na Universidade Federal do Paraná (UFPR), formando-se médico em 1958. Naquele ano, entre uma bolsa de estudos nos Estados Unidos para qual havia sido contemplado, e vir trabalhar em Toledo, no entanto optou por Toledo. Deixou a capital do Estado aqui fixou residência com a esposa e filhos.
Mais tarde, coube ao médico a responsabilidade de gerir toda a construção do atual Centro Hospitalar do Oeste (HCO) Ele assumiu a diretoria administrativa em 1960, local onde o médico teve uma grande participação.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Unidade de Pronto Atendimento terá o nome de médico pioneiro
O Doutor José Ivo Alves da Rocha dará nome a Unidade de Pronto Atendimento. A lei que concede o nome do médico a obra foi editada na quarta-feira,25, pelo Prefeito José Carlos Schiavinato. A UPA será edificada no Loteamento Verbo Divino.
Mais lidas
- 1FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 2Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
- 5Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto