O técnico em atividades desportivas da Secretária Municipal de Esportes e lazer, Emerson Jerônimo, destaca que o festival é uma tentativa de resgatar o brinquedo. “Nossa intenção é reunir adultos e crianças para a prática saudável desta atividade”, comenta.
O local, segundo Jerônimo, é perfeito para a realização do Festival de Pipas. “O grande problema que os pipeiros encontram em outras cidades é a fiação, fato que não é problema no Parque do Povo”, explica o técnico, destacando também que a Secretária de Segurança e Trânsito vai auxiliar no controle do fluxo de veículos para que a brincadeira seja segura aos participantes.
“As inscrições serão feitas na hora. Não termos concorrência, apenas participação, no entanto, todos os inscritos vão concorrer a vários prêmios”, conta o técnico.
A história
Uma pipa ou papagaio de papel também chamada de papagaio, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador. É composta de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola que pode ser de sacola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade,também pode uma usar linha.
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a. C. foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. No décimo segundo século, na Europa, as crianças já brincavam com pipas. Vale a pena notar também o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O político e inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Pára-raios. Hoje, a pipa mantém a sua popularidade entre as crianças de todas as culturas.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Parque do Povo recebe festival de Pipas neste domingo
O céu em Toledo ganhará um colorido diferenciado neste domingo (29) quando a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte e Lazer promoverá a terceira edição do Festival de Pipas. O evento acontece no Parque do Povo, Luiz Cláudio Hoffmann. As primeiras 500 pipas serão distribuídas sem custo aos participantes que vão concorrer a vários prêmios.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025