1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Centro da Juventude é inaugurado com constrangimento político

O Governador do Paraná, Beto Richa esteve em Toledo, nesta quinta-feira (26), para a inauguração do Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli, o primeiro no Estado e no Município. Com uma área de mais de 3 mil m², o Centro deverá receber até 500 pessoas diariamente. Ele possui espaço esportivo, de lazer e área para atividades, como cursos profissionalizantes e oficinas de arte. O investimento de R$ 6 milhões foi uma parceria do Município com o Governo do Estado. A obra foi autorizada e orçada pelo governador Orlando Pessutti (PMDB), mas este detalhe não foi lembrado pelas autoridades em seus discursos, o que provocou a indignação de dirigentes vinculados a Pessutti e Requião. O vereador Leoclides Bisognin denominou a situação como covardia política.

26/01/2012 - 18:34


Em entrevista à imprensa, o Governador do Paraná, Beto Richa, reforçou o caráter preventivo dos Centros. “O Centro de Juventude de Toledo vai garantir oportunidades e uma boa formação aos jovens,  realizando aqui atividades artísticas, culturais, esportivas e profissionalizantes. É uma oportunidade de garantir um futuro melhor aos nossos jovens. Ao mesmo tempo em que garante uma boa ocupação, não estando nas ruas expostos as mazelas da sociedade, como drogas, álcool e violência. É uma ideia muito bem concebida”.
O prefeito José Carlos Schiavinato em seu discurso comentou a importância do Centro, porém também causou constrangimento político, pois o prefeito e as demais autoridades que tiveram a oportunidade de se pronunciar ignoraram que a obra que estavam inaugurando foi autorizada e orçada pelo então governador do estado, Orlando Pessuti. “É um orgulho sabermos que temos condições de contar com o apoio do Governo do Estado para concretizar este plano de governo que está sendo gerenciado pela administração pública de Toledo. Além de contar com o apoio dos nossos vereadores que são a base de governo e que nos auxiliam nestes empreendimentos”.
O peemedebista Leoclides Bisognin se disse inconformado com a amnésia política e ainda chamou o ato de covardia política. “É incrível. Chamo isso de covardia, sacanagem com aquele que determinou o que iria ser feito. O Centro é um pedido dos vereadores do PMDB de Toledo. O projeto é do PMDB e ninguém, nem deputado, nem prefeito, nem governador tiveram a coragem de citar que este projeto começou no Governado do Requião e, posteriormente no Pessutti. O Centro da Juventude é do PMDB e agora eles vêm aqui só para faturar. Eu fico até enojado com um negócio desses”.
Bisognin lamentou mais uma vez que existam governantes covardes que não possuem a coragem de nomear quem fez, liberou e começou o projeto. “É muito triste. É politicagem. Digam quem começou, foi criado por quem, quem continuou, mas dêem crédito a quem merece. Isso é muito ruim”.
O vereador considera o Centro da Juventude um projeto fantástico e que vai auxiliar os jovens toledanos. “Os governantes deveriam ter o mínimo de hombridade, a coragem, a honestidade de dizer quem fez o projeto. Eu que estou há tempo na política sempre lembro quem construiu o Município. O mesmo deveria ter sido feito neste Centro. Falar quem aprovou e liberou, mas infelizmente não foi dito uma palavra por ninguém. Isto é triste e é uma covardia política ao não dar os méritos a quem se deve”.
O deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Elton Welter lamentou a postura das autoridades municipais e lembrou como foi feita a discussão dos Centros da Juventude. “Começou por meio do Governo do Requião e o Governo do Pessutti deu continuidade ao projeto”.
Welter defende que a obra traz benefícios para a juventude de Toledo. “É um motivo de honra e alegria. No entanto, lamentamos que os nomes das pessoas que iniciaram o projeto tenham sido ignorados durante a cerimônia. Isto mostra que vale a pena sermos republicanos e não seguirmos este exemplo de ignorar as lideranças da época. Eu estou feliz por estar aqui, pois o Centro é um benefício para o povo, pois é ele quem paga a conta por meio dos impostos, porém não posso concordar com o fato de ignorar as lideranças que tanto trabalharam para a construção dele. Espero que no futuro quem cuide disso seja uma gestão mais democrática”.
Outro deputado que esteve no evento e ajudou reavivar a memória política das autoridades foi o outro deputado estadual, professor Lemos (PT). Ele lembrou que no ano de 2009 organizou audiências públicas em vários municípios para discutir o assunto. Em Toledo participaram diversas lideranças do Município e uma representante da Secretaria de Estado da Juventude. “O Governo do Estado (Requião e Pessutti) teve a iniciativa de organizar um projeto para a construção de 33 Centros da Juventude e num primeiro momento foi viabilizado cinco Centros e Toledo foi a primeira cidade a ser contemplada. Em Cascavel o Centro deverá ser inaugurado em até 45 dias”.
Em Toledo, no ano passado foi a criada a Secretaria da Juventude. No entanto, até o momento o Secretário que deveria estar gerindo a pasta ainda não foi nomeado.

Por Selma Becker e Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29