Essa iniciativa, segundo o secretário Edson Casagrande, mostra que os Telecentros deixaram de ser apenas espaços de acesso à internet para se transformar em centros de apoio ao cidadão, inclusive na busca de aperfeiçoamento profissional. “Entendemos que a oferta de cursos à distância faz com que tenhamos um aproveitamento muito maior, pois o mesmo curso pode ser transmitido em todas as unidades dos Telecentros do Estado a custos irrisórios”, afirma.
Os cursos oferecidos pelo Sebrae são, na sua maioria, voltados ao empreendedor individual, pequenos empresários, e para quem pensa em abrir seu próprio negócio. Aprender a Empreender Análise de Planejamento Financeiro, Iniciando seu Pequeno Grande Negócio, De Olho na Qualidade, Como Vender Mais e Melhor, são alguns dos temas abordados nos cursos.
Um módulo especial para quem trabalha ou possui empreendimento voltado ao varejo também está à disposição nos Telecentros. O programa Varejo Fácil tem os seguintes temas: Gestão Visual da Loja, Técnicas de Vendas, Gestão de Pessoas, Formação de Preço de Venda, Atendimento ao Cliente e Controles Financeiros. A carga horária dos cursos varia entre 12 e 40 horas. A palestra sobre Empreendedor Individual dura apenas 3 horas.
Segundo Elizabeth Rech, coordenadora do Telecentro de Guamiranga, a procura e interesse da comunidade pelo espaço aumentaram muito depois da inserção dos cursos à distância. “Todos os que fizeram os cursos gostaram muito por se tratar de um conteúdo prático e fácil de ser aplicado no dia a dia”, confirmou Elizabeth. Ela disse que os cursos voltados ao varejo tiveram grande aceitação, pois grande parte dos inscritos trabalham no comércio. “Quem participou dos cursos também se interessou por outros que ainda virão”, afirma.
Para conhecer os cursos oferecidos pelos Telecentros basta acessar o site da Secretaria para Assuntos Estratégicos www.seae.pr.gov.br e clicar no banner “Cursos & Capacitações”.
Da AE Notícias
GERAL
Cursos presenciais e à distância aumentam o acesso aos Telecentros
A população paranaense que utiliza os Telecentros como local de capacitação e formação profissional cresceu significativamente nos últimos meses. De novembro de 2011 a janeiro deste ano, centenas de pessoas participaram dos cursos à distância que são ofertados por meio da parceira assinada entre a Secretaria para Assuntos Estratégicos e o Sebrae.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025