Em 2011, somente na semana do Dia Mundial de Combate as Hepatites, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Ciscopar realizou aproximadamente 1,5 mil exames de hepatites. A Campanha teve como finalidade diminui o número de casos e, principalmente evitar um diagnóstico tardio da doença. Na semana, os profissionais desenvolveram atividades de prevenção, transmissão, tratamento e, principalmente a importância de se fazer o exame das hepatites virais. Este era o maior objetivo do Plano de Hepatites Virais do Ministério da Saúde (2011-2012), prevenir novas infecções e melhorar a qualidade de vida dos portadores das hepatites.
De acordo com o diretor o Ciscopar, Vilmar Covatti, a campanha realizada no ano passado atingiu seu objetivo de levar informação sobre a doença a população, mas também diagnosticar a doença no estágio inicial para começar o tratamento o mais breve possível. “Tivemos um número elevado de pacientes que procurou o nosso serviço para fazer o exame e, por isso, este aumento considerável no número de pacientes em tratamento. Em 2012, pretendemos realizar um novo trabalho para intensificarmos este mutirão”.
Dados nacionais
Devido a hepatite ser uma doença silenciosa, o cidadão pode estar infectado pela bactéria, no entanto, não apresenta nenhum sintoma. Às vezes, os sintomas aparecem em até 30 anos e quando eles surgem o estágio da doença está avançado. Uma prova disso é que o número de casos confirmados da hepatite B está aumentando no decorrer dos anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos passou de 473 em 1999 para 14.601 em 2009. Os casos acumulados resultaram em 96.044, ocorrendo, em sua maioria, nos adultos jovens.
SAÚDE
Casos de pacientes com hepatites em acompanhamento aumentam em mais de 82% na 20ª Regional de Saúde de Toledo
O número de pacientes com hepatites em acompanhamento – no ano passado - no Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) aumentou em mais de 82% em comparação ao ano anterior na 20ª Regional de Saúde de Toledo. Em 2011, 95 pessoas estavam em acompanhamento. Em 2010, este número totalizou 52. O número de pacientes com hepatites B totalizou 76 em 2011. Enquanto que no ano anterior foi de 42, um aumento de cerca de 80%. O número de pacientes com hepatites C somou 19 no ano passado e 10 em 2010. Destes números, em dois casos a doença já está no estágio avançado, ou seja, ambos estão com uma cirrose hepática e, por isso, necessitam de um acompanhamento profissional mais rigoroso.
Mais lidas
- 1FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 2Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
- 5Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto