A razão do programa é a prevenção à obesidade infanto-juvenil e ao controle de peso corporal em jovens escolares com sobrepeso e obesidade, no Estado. O público alvo, portanto, são os alunos das escolas públicas das redes municipal e estadual, além de seus familiares. A iniciativa é da Secretaria do Esporte com a participação de outras quatro: da Educação, Saúde, Família e Desenvolvimento Social e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Em todo o planejamento, o projeto conta também com o apoio dos conselhos regionais de Educação Física, Nutrição e Psicologia, além da Associação Médica do Paraná e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.
A coordenação geral do programa é do professor de Educação Física Dartagnan Pinto Guedes, com vários estudos e publicações sobre crescimento e desenvolvimento humano. Aposentado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atuou por 30 anos, Dartagnan é também professor da Unopar, em Londrina.
Na capacitação da equipe de trabalho serão treinados 16 avaliadores, todos profissionais universitários selecionados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. As coletas de dados serão em escolas públicas de 96 municípios de todas as regiões do Estado. Constituirão a amostragem 14 mil escolares de 5 a 18 anos.
A coleta consiste num levantamento sobre os hábitos alimentares, práticas de atividades físicas e o cotidiano familiar desses alunos. “Vamos saber no que esses fatores impactam na ocorrência da obesidade, em todas as regiões do Estado, cada uma com realidade diferente”, diz Dartagnan.
Na avaliação dos hábitos alimentares dos alunos e seus familiares será conhecida a frequência com que são ingeridos determinados alimentos como os industrializados, frituras e frutas, por exemplo. No cotidiano familiar, se saberá como é preenchido o tempo de lazer, se com televisão, internet ou atividade física.
“A importância dessas ações nas escolas é pelo fato de os alunos ainda estarem na idade em que se forma os hábitos futuros, permanentes. As pessoas se alimentam hoje da maneira como aprenderam na infância. Por isso envolveremos também os familiares. Os pais transferem os hábitos aos filhos, não só alimentares como de bebidas alcoólicas e tabagismo”, preocupa-se Dartagnan.
Com a coleta tratada, a partir de agosto será elaborada uma publicação para distribuição em todas as escolas públicas do Estado, com os dados obtidos e as orientações de como prevenir a obesidade. As intervenções previstas no projeto, sempre nas escolas, começam em 2013. Serão desenvolvidos trabalhos de conscientização com os pais dos alunos e professores a respeito da prevenção e controle da obesidade.
OBESIDADE
A obesidade é um dos grandes problemas do mundo moderno. Devido aos maus hábitos alimentares e ao aumento do sedentarismo, a obesidade vem atingindo cada vez mais pessoas. Além de um problema estético, ela é responsável pelo surgimento de inúmeras doenças, como diabetes e as cardiovasculares.
Hoje no Brasil os problemas de desnutrição são menores que os de obesidade, ou seja, 2,7% estão com baixo nível corporal e 24% estão obesos. Esses números são de pesquisa realizada pelo IBGE nas 26 capitais e no Distrito Federal. Outro dado interessante é que o maior número de crianças obesas está nas famílias de menor renda.
Da AE Notícias
GERAL
Paraná começa a implantar programa de combate à obesidade infantil
O programa Paraná Saudável – Prevenção e Controle da Obesidade Infanto-Juvenil, lançado pela Secretaria de Estado do Esporte no final do ano passado, entra este ano na etapa de desenvolvimento, até o trabalho de intervenção, a partir de 2013. Os três próximos estágios são a capacitação da equipe, em março; a coleta de dados de 14 mil escolares, em abril, maio e junho; e a publicação das orientações para mais de dois milhões de alunos, a partir de agosto. “É uma preocupação do Governo com as gerações futuras do Estado, para que tenham vida saudável”, diz o secretário Evandro Rogério Roman.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025