1144x150 %284%29

GERAL

Filhotes de tucano chegam no Parque das Aves

Dois filhotes de tucanos da espécie Ramphasteis vitellinus, conhecidos popularmente como “tucano do bico preto” foram apreendidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Formosa do Oeste, e encaminhados para o Parque das Aves de Toledo. “Os tucanos estão bem doentes. Conforme os responsáveis do IAP eles foram encontrados por uma moradora. Infelizmente foram alimentados de maneira incorreta, pois muitas pessoas não têm orientação sobre a alimentação de animais silvestres. Ainda não temos previsão de quando irão sair da enfermaria. Por enquanto não ficarão expostos para visitação, pois são muito novos, com apenas 15 dias de vida, e estão doentes”, informa a bióloga responsável pelo parque, Lílian Cardoso.

02/12/2010 - 14:58


“Eles estão em observação, foram medicados e estão recebendo a alimentação adequada. Temos uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), com o Hospital Veterinário e eles estão dando todo o cuidado, com soro, ‘papinha’ e demais cuidados”, informa. “Quando há possibilidade soltamos o animal para voltar a seu habitat natural, porém essa espécie não é muito comum em nossa região e eles vieram muito pequenos para o parque. Infelizmente será difícil soltá-los”, avalia a bióloga.

De acordo com Lílian, atualmente o parque conta com 20 aves, entre papagaios, araras e tucanos. “Há 16 aves que podem ser visitadas. Apenas quatro estão em quarentena”, complementa.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29