Para o contribuinte, o novo sistema de emissão de notas eletrônicas reduz os custos de impressão e armazenamento de documentos fiscais, agiliza o atendimento, sem a necessidade de deslocamentos à prefeitura, bem como elimina erros de cálculo de preenchimento de documentos de arrecadação. “Antes, o prestador de serviços emitia uma nota em três vias. Hoje o documento pode ser gerado eletronicamente e encaminhado por e-mail”, explica ele. Os dados são remetidos em tempo real à prefeitura, atualizando o sistema.
A implantação foi feita em três etapas e incluiu treinamento para contadores, os quais saram em repassar as informações aos seus clientes, além de toda a preparação na prefeitura para o atendimento deste serviço. A maioria dos municípios estão implantando este sistema e o município de Toledo é um dos pioneiros nesta área no estado, segundo informou o diretor do Departamento de Receita do município de Toledo.
Ele observou que desde a implantação do sistema, o volume de pessoas na prefeitura, em busca de informações fiscais, reduziu, assim como de documentos, que agora são emitidos eletronicamente, agilizando os serviços e reduzindo custos.
Da Assessoria - Toledo