Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

AGE: Sicoob se prepara para Governança

Toda a documentação – estatutos e regimentos - que norteia o funcionamento da Cooperativa de Crédito Sicoob Oeste, Toledo, passará por ampla reforma a ser discutida e aprovada por Assembléia Geral Extraordinária, marcada para a próxima quinta-feira, 08 de fevereiro, na sala de reuniões da ACIT, em primeira convocação para às 18h, segunda 19h e terceira convocação às 20h com qualquer número de associados presentes.

01/02/2012 - 12:49


Os Estatutos do Sicoob Oeste sofrerão alterações para serem adequados às exigências do Banco Central com vistas à implantação da Governança Cooperativista e paralelamente os regimentos do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, da Diretoria Executiva e o Regulamento Eleitoral da Cooperativa, serão adequados à sistematização do Sicoob Brasil, o que resultará numa uniformização de todas as cooperativas que integram o Sistema Sicoob Nacional.
Segundo o Banco Central o segmento de crédito cooperativo brasileiro conta com 4,5 milhões de associados em todo o Brasil, número que se encontra em significativa expansão. Deste total mais de 2 milhões são cooperados do Sicoob, que já é a sexta maior rede de atendimento e está presente em 21 estados e Distrito Federal.
Ainda segundo o Banco Central as principais características do sistema cooperativo de crédito é que o proprietário é gestor e cliente ao mesmo tempo; apóia-se em princípios sólidos de associativismo; não se norteia pela expectativa de maximização do lucro; e orienta-se para relações de longo prazo.
A preocupação com a governança das cooperativas é um dos elementos fundamentais para ampliar a confiança do público e trazer novos investimentos e recursos para essas organizações, coadunando-se com o desafio da ampliação da escala de atendimento e da eficiência operacional num novo contexto mais complexo.
A diretora Administrativo-financeira do Sicoob Oeste, Solange Martins diz que “a governança irá estabelecer a separação dos poderes estratégicos e executivos, sendo que os cooperados continuarão tomando as decisões e um grupo de executivos executarão as tarefas. Em outras palavras isso significa a profissionalização do sistema” conclui ela.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29