1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

90% das pessoas com o vírus da hepatite não apresentam sintomas

O CPA de Toledo deixou de ser referência somente em DST/HIV/Aids e a coordenação do Estado o tornou como referência também em hepatites virais. Nos últimos três anos, o Governo do Estado notificou 3.995 pessoas com o vírus da Hepatite ‘B’; 2.176 são portadoras do vírus da Hepatite ‘C’ e 62 casos de pessoas com o vírus da Hepatite ‘B’ e ‘C’. A 20ª Regional de Saúde de Toledo está em segundo lugar em casos de hepatites virais, devido os profissionais da saúde do Município fazer exames no laboratório exclusivo para o diagnóstico de Hepatites, HIV e sífilis. No Brasil, 90% das pessoas com o vírus da hepatite não apresentam sintomas e quando isto acontece a doença está em um estágio avançado. A diretora técnica em saúde do Ciscopar, Denise Marilne Franz explica o que é a hepatite, suas diferenças, transmissão, tratamento e vacina.

02/12/2010 - 15:49


Denise explica que a hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado. Pode apresentar diversas causas como as infecções por vírus, uso abusivo de álcool e certos medicamentos, de drogas e doenças hereditárias. Entretanto, as causas mais comuns são as virais.

 

Transmissão

Segundo Denise, a forma de transmissão do vírus da hepatite ‘A’ é através de água ou alimento mal lavado. Normalmente as crianças em creches ou escolas e comunidades são mais suscetíveis a adquiri-lo. No entanto, a hepatite ‘A’ tem cura. Por sua vez, a hepatite ‘B’ é transmitida no relacionamento sexual ou sanguínea. Quando a pessoa está assintomática ela pode transmitir o vírus, através de um copo ou talher, ou seja, quando a pessoa estiver doente, apresentando os sintomas, como o ‘amarelão’. Diante destes sintomas, os materiais utilizados pelo enfermo devem ser individualizados. A transmissão da hepatite ‘C’ a princípio é uma transmissão sanguínea. “O vírus da hepatite sobrevive mais tempo que o vírus do HIV. Por ele ser mais resistente, os profissionais da vigilância sanitária estão visitando os tatuadores, pois os profissionais não podem utilizar a tinta que foi utilizada em outra pessoa devido o vírus ‘B’ e ‘C’ sobrevive dentro da tinta da tatuagem. Os salões de beleza estão sendo orientados quanto ao uso de equipamentos para fazer as unhas”.

Sintomas

As hepatites quando diagnosticadas a tempo tem cura. Denise explica que a grande maioria das pessoas são assintomáticas e quando elas apresentam os sintomas a doença está em um estágio avançado, onde o fígado pode estar comprometimento e com o tempo a doença pode evolui para cirrose ou câncer hepático. “O processo de tratamento é complicado. Algumas pessoas tiveram o vírus, mas como não apresentaram os sintomas, o organismo conseguiu curar. Elas só vão saber que tiveram hepatite em algum momento quando forem doar sangue. Por muitas vezes, devido o paciente estar com a imunidade baixa é impossível fazer o transplante de fígado. Além que, a fila de transplante de fígado no Brasil é grande. Muitas pessoas vão a óbito”.

Tratamento

As pessoas que tiveram o vírus da hepatite devem manter uma alimentação saudável e não consumir bebida alcoólica. Para as hepatites ‘A’ e ‘B’ estão disponíveis vacinas para combater o vírus. Os jovens com até 21 anos de idade já foram vacinados. A campanha da hepatite C inclui pessoas com tatuagem e piercing; doadores e manicures até 30 anos. “Muitas vezes, somos questionados por que a vacina não é feita em todas as faixas etárias? Porque a possibilidade da vacina não dar resposta é maior após os 30 anos”, comenta Denise. Ela ainda acrescenta que a doença tem cura desde que seja diagnosticada a tempo. Por isso, no próximo ano será realizada uma Campanha Nacional de Combate as Hepatites. “Isto é uma conquista da sociedade civil e melhora o atendimento dos pacientes”, conclui.

Sem nome %281144 x 250 px%29