1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Missão à China é oportunidade para pequenas empresas do PR

O Sebrae/PR, por meio do Global Leadership Program, promove uma missão empresarial para a China. A viagem tem início no dia 29 de abril deste ano e os participantes retornam ao Brasil em 17 de maio. O roteiro inclui visitas técnicas a empresas de referência mundial e a universidades nas localidades chinesas de Guangzhou (Cantão), Pequim, Shanghai e uma escala em Dubai, nos Emirados Árabes.

02/02/2012 - 12:06


Entre os empreendimentos visitados, estão empresas-referência em seus segmentos. Dentre as quais Embraco, Lenovo, Baidu (terceiro maior site de busca do mundo, líder na China), Alcoa, Beijing Auto Works, Vale S.A (antiga Companhia Vale do Rio Doce), GE, Mac Donalds, Sany (fabricante de máquinas de construção) e Tencent (maior portal de serviços de internet na China). O Global Leadership Program faz parte do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas, solução voltada a pequenas empresas já consolidadas no mercado e em busca do crescimento.
Rosângela Angonese, consultora do Sebrae/PR e gestora estadual do Sebrae Mais, explica que a escolha do destino deve-se ao fato de a China destacar-se em produtividade, alto desenvolvimento tecnológico e por manter relacionamento comercial com o mundo todo. Esta é a segunda edição do Global Leadership Program. A primeira missão internacional foi em 2011 e teve como destino Seattle, maior cidade do estado americano de Washington, nos Estados Unidos.
“Vamos visitar centros de tecnologia e inovação, a maior universidade do hambúrguer do mundo e empresas preocupadas com o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Apesar de o roteiro incluir uma passagem pela Feira de Cantão, a proposta não é que os empresários brasileiros, comprem, vendam ou façam negócios. O objetivo é entender a dinâmica do evento”, destaca a consultora.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, a viagem internacional é uma oportunidade de benchmarking - processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais. Segundo ele, o Sebrae/PR quer contribuir para ampliar a visão empresarial dos dirigentes de pequenos negócios. “Numa economia sem fronteiras é preciso experimentar novos conceitos e analisar modelos. Os empresários de micro e pequenas empresas do Paraná não podem perder a oportunidade de conhecer novas culturas. O momento pede isso.”
“Vamos aprender como os chineses fazem negócios. A visão internacional faz com que o empresário esteja preparado para sobreviver em longo prazo. Quanto mais ampla for sua visão, mais estratégias diferenciadas, ousadas e competitivas ele aplica à empresa”, complementa Rosângela Angonese.
O contador Paulo Cisto de Mattos enxerga nas missões internacionais uma grande oportunidade para se diferenciar no mercado. Além de aplicar e dividir os novos conhecimentos adquiridos com sua equipe, aproveita as viagens para encontrar soluções que atendam aos seus clientes. Em 2011, durante um workshop realizado na missão de Seattle conseguiu contatos e um novo fornecedor para um cliente dele no Brasil. “Penso que o sucesso de meus clientes é meu sucesso também, por isso, aproveito as viagens para municiá-los com informações. As missões do Global Leadership têm me ajudado a especializar minha visão de negócios. Nessas ocasiões, coleto dados, observo como funcionam os mercados, analiso e organizo essas informações”, detalha Paulo Cisto de Mattos que já confirmou sua participação na missão para a China.
Durante a programação da missão, haverá tradução simultânea para o português em todas as atividades técnicas. Para a consultora do Sebrae/PR, a vantagem de se participar de uma missão internacional organizada é o fato do empreendedor ter acesso a informações de valor que realmente o interessa e ser melhor recebido por integrar um grupo. Rosângela Angonese enfatiza que, como o mundo empresarial é todo interligado e funciona em rede, um acontecimento isolado, em um país qualquer, pode interferir nos negócios de empresas localizadas em outro ponto do globo. “Em uma viagem dessas, o empresário se desliga de seu cotidiano e fica com a mente aberta para absorver novos conhecimentos e implantar novas práticas na empresa”.
O Global Leadership Program não é voltado somente para empresas que desejam participar do mercado internacional, mas é de fundamental importância para que as empresas nacionais façam frente às organizações internacionais que se instalam no País.
“Quanto mais conhecimento de mundo o empresário tiver, mais preparado estará para lidar com a volatilidade e as incertezas que forçam as empresas a mudarem o tempo todo. O empresário que quer crescer precisa ter uma visão de mundo ampliada, não pode ter só a visão local. Missões como essa preparam o empresário para ser mais competitivo e atuar em um mundo globalizado”, reforça Rosângela Angonese.
A missão para a China está aberta a qualquer empresário de pequena empresa que tenha interesse. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail: rangonese@pr.sebrae.com.br.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29