De acordo com o vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti, além de apresentar a nova diretoria da Universidade aos diretores da Hidrelétrica de Itaipu a intenção do encontro é abrir maior espaço para dar continuidade aos projetos que ambas desenvolvem em parceria, como por exemplo, a formação do Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE) formado por acadêmicos de Engenharia Elétrica e Mecânica com apoio de profissionais da Itaipu que estão desenvolvendo pesquisa na área de eficiência energética. Esse projeto gerou a criação de um carro que comprova o consumo menor de combustíveis e vem ganhando diversos prêmios em competições universitárias.
Na ocasião, a equipe da Unioeste também visita, às 14h30, as instalações do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), onde acadêmicos de vários cursos do Câmpus de Foz do Iguaçu da Universidade estudam e desenvolvem atividades de pesquisa e extensão. “Queremos com esse primeiro encontro oficial da nova gestão da Unioeste estreitar ainda mais laços com a Itaipu para o desenvolvimento do nosso ensino, pesquisa e extensão”, comentou.
PTI
Na área da Educação, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) oferece um ambiente inovador, que agrega, no mesmo espaço, diferentes formas de ensino. É neste ambiente que acadêmicos e professores têm à disposição toda a estrutura necessária para a formação e capacitação, como salas de aulas e laboratórios de ensino e pesquisa. Para isso, o Parque articula a formação de profissionais nos níveis técnico, superior e complementar.
Ao promover este espaço, o PTI visa criar oportunidades de capacitação para, assim, atingir excelência na qualidade de ensino nas suas áreas de atuação: água, energia e turismo. A integração entre instituições de ensino, de pesquisa e empresas instaladas no Parque é um dos diferenciais do PTI, pois permite a sinergia do conhecimento e impulsiona o processo de inovação. Aqui, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar o seu conhecimento, por meio do incentivo à pesquisa, da vivência profissional e das práticas de empreendedorismo.
Na sua rede de relacionamentos, o Parque conta com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Escola Técnica do Brasil (E-Tec) e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). Além disso, são desenvolvidos projetos educacionais em todos os níveis, como a Estação Ciência, Trilha Jovem, Núcleo de Tecnologia Municipal, Núcleo Regional de Educação e cursos de formação profissional.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Reitor se reúne com diretor da Itaipu na sexta-feira
Nesta sexta-feira (03) o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, o vice-reitor Carlos Alberto Piacenti e os pró-reitores e assessores da Instituição se reúnem com o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek, e diretores da Usina para estreitar relacionamento e discutir novas parcerias. O encontro está marcado para às 9h30 na sede da Itaipu.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



