1144x150 %284%29

GERAL

Movimentos sociais ocupam lugar dos partidos político, diz promotor

Algo como modismo e que representa uma tendência. No Brasil os movimentos sociais ocupam cada vez mais o espaço antes destinado aos partidos políticos, hoje mais enfraquecidos, e fazem valer a reivindicação popular quanto às suas necessidades. Estes grupos, formal ou informalmente constituídos, se mobilizam por uma ou mais causas em praticamente todas as áreas, e depois de terem conquistado o que almejam, na maioria das vezes, acabam por se dissolver. Este foi o tom da intervenção do promotor público, José Roberto Moreira, durante o I Seminário de Acessibilidade do Município de Toledo realizado no Teatro Municipal nesta sexta-feira (3).

03/12/2010 - 10:31


Para o promotor, que não quis entrar no mérito de ser ou não correto esta inversão de papéis, a existência cada vez mais efervescente destes movimentos é positiva já que propicia conquistas importantes com base nas necessidades.
No encontro que reúne durante todo o dia aproximadamente 300 pessoas, estão em pauta assuntos como a criação e efetivação de políticas públicas para o setor e mecanismos que façam com que instituições privadas, principalmente empresas, cumpram com seu papel,
José Roberto falou sobe o papel do Ministério Público na atuação dos direitos constitucionais em defesa à pessoa com deficiência, e segundo ele, o que se pode ver é que na esfera legislativa em aspectos constitucionais, muito se avançou, mas ainda há um longo caminho a ser trilhado.
Trazendo à realidade de Toledo, o promotor considera que algo já começou a ser feito, mas que assim como em outras cidades do mesmo porte, ainda há muito a ser feito.
Acompanhe a entrevista completa do promotor em vídeo em instantes na Casa de Noticias.

Texto Juliet Manfrin

Imagens Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29