1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Velocross e educação ambiental incrementam verão no Oeste

Além das atividades esportivas, recreativas e culturais que têm agitado os veranistas que circulam pelas praias dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, o Verão Paraná 2012 nos Caminhos ao Lago de Itaipu chega com novidades para incrementar a programação, neste fim de semana. A realização é do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, governo do Paraná e Itaipu Binacional, com o apoio das prefeituras e a parceria do Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos, da Caixa Econômica Federal e do governo federal.

02/02/2012 - 16:02


Domingo (5), a partir das 9 horas, o município de Diamante do Oeste irá abrir a Copa Verão Paraná de Velocross, primeira competição da modalidade em 2012 no Estado, que irá reunir aproximadamente 100 pilotos do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai. A prova será realizada na Associação da Polícia Militar, a 3 quilômetros do centro da cidade, sendo R$ 3.500 de premiação em dinheiro, em cada etapa. As próximas competições estão programadas para acontecer no dia 12, em Guaíra; 26, em Santa Terezinha de Itaipu, e a grande final no dia 4 de março, em Itaipulândia. Quanto à competição de futebol de areia e demais atividades que integram a programação dentro do projeto Verão Paraná, Diamante do Oeste irá participar nos dias 11 e 12 de fevereiro.
Além da copa de velocross (que desenvolve calendário específico), os municípios de Itaipulândia, Entre Rios do Oeste e Mercedes, seguem nos dias 4 e 5, com a programação que une esporte, lazer e cultura. A exemplo do ano passado, a tenda de Educação Ambiental para a Sustentabilidade está presente nos municípios. O espaço é reservado para que os gestores da Bacia do Paraná 3 trabalhem a educação ambiental de forma lúdica e atraente com o conceito de sustentabilidade utilizado no programa Cultivando Água Boa, sensibilizando os participantes para a temática da água e as questões socioambientais.
Sem limite de idade, o espaço está proporcionando as seguintes atividades: Ondina, a Pescadora; O Enigma do Lago de Itaipu; Varal Maluco; Árvore da Esperança e dos Compromissos; Caderno Ecológico com Sementes; Dançando nas Notícias; Imitando o Rei da Coleta Seletiva; A Varinha Mágica; Pescaria de Grãos; Passa-passa das Hortaliças; O Mistério dos Sons; A Gaiola; Rouba o Rabo; Jogo da Memória e Jogo dos Sete Erros.
De acordo com o coordenador da Rede de Educação Ambiental Linha Ecológica – programa desenvolvido por Itaipu Binacional e Conselho dos Municípios Lindeiros, Mauri Schneider, a educação ambiental faz parte do dia a dia, e nada mais ideal do que estar juntos com a Itaipu e o Governo do Paraná nesse projeto que não tem apenas o cunho esportivo, mas educativo.
A avaliação física é outra alternativa que o público do Verão Paraná pode encontrar. Sem custo algum, os interessados podem se dirigir ao espaço destinado à avaliação física e serem atendidos por acadêmicos de educação física da Faculdade Uniguaçu/Faesi, de São Miguel do Iguaçu. Segundo um dos coordenadores da atividade, Douglas Soloani, durante os dois primeiros finais de semana, mais de 80 pessoas passaram pela tenda.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29