De acordo com comunicado divulgado pela diretoria da Itaipu, a instalação do conjunto de transformadores faz parte dos esforços dos governos do Brasil e do Paraguai de dotar o país vizinho de soberania energética e maior desenvolvimento econômico. O presidente paraguaio Fernando Lugo, que participou da solenidade de inauguração, disse que o equipamento vai servir também para o país enfrentar a máxima demanda histórica de energia, prevista para os meses de fevereiro e março.
Itaipu tem potência instalada de 14 mil megawatts, sendo que metade pertence ao Brasil e metade ao Paraguai. Como o país vizinho não consome toda a energia a que tem direito, o excedente é vendido ao Brasil. Em 2011, a energia produzida por Itaipu abasteceu 73% do consumo do Paraguai e 17% do Brasil.
Da Agência Brasil
GERAL
Itaipu inaugura equipamento que aumenta a capacidade de transmissão de energia para o Paraguai
A Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional inaugurou ontem (03) um equipamento que vai permitir um aumento de 25% na capacidade de transmissão de energia gerada pela usina para o Paraguai. É o sexto e último banco de transformadores instalados na subestação da margem direita da usina e tem a função de baixar a tensão da energia produzida por Itaipu. O novo equipamento deverá melhorar o sistema de manutenção e ocasionar menos quedas de energia.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025