De acordo com comunicado divulgado pela diretoria da Itaipu, a instalação do conjunto de transformadores faz parte dos esforços dos governos do Brasil e do Paraguai de dotar o país vizinho de soberania energética e maior desenvolvimento econômico. O presidente paraguaio Fernando Lugo, que participou da solenidade de inauguração, disse que o equipamento vai servir também para o país enfrentar a máxima demanda histórica de energia, prevista para os meses de fevereiro e março.
Itaipu tem potência instalada de 14 mil megawatts, sendo que metade pertence ao Brasil e metade ao Paraguai. Como o país vizinho não consome toda a energia a que tem direito, o excedente é vendido ao Brasil. Em 2011, a energia produzida por Itaipu abasteceu 73% do consumo do Paraguai e 17% do Brasil.
Da Agência Brasil
GERAL
Itaipu inaugura equipamento que aumenta a capacidade de transmissão de energia para o Paraguai
A Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional inaugurou ontem (03) um equipamento que vai permitir um aumento de 25% na capacidade de transmissão de energia gerada pela usina para o Paraguai. É o sexto e último banco de transformadores instalados na subestação da margem direita da usina e tem a função de baixar a tensão da energia produzida por Itaipu. O novo equipamento deverá melhorar o sistema de manutenção e ocasionar menos quedas de energia.
Mais lidas
- 1Defensoria Pública e Assistência Social promovem “Concilia Paraná” em Toledo
- 2Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 3Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 4Coordenadores pedagógicos participam de formação sobre alfabetização e Educação Infantil
- 5Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



