O palestrante Geder Paulo Friedrich Cominetti, conta que os adolescentes interagiram o tempo todo com as informações repassadas. “É primordial que o espaço deles seja preservado. Mais importante que romper obstáculos entre as gerações é ter a consciência que existe uma distância segura que o próprio tempo construiu”, esclarece.
Segundo o palestrante, a ética e a disciplina também foram abordadas. “São temas que precisam entrar em debate e fazer parte da rotina de todas as gerações”, comenta.
A ação abrange o público de 15 a 24 anos, que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Cursos de iniciação profissional básica e atividades de formação cidadã são as atividades que ocupam 800 horas destes jovens durante um ano – de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia.
Os jovens inseridos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 por mês durante o período em que estiverem ligados o Protejo. O repasse deste benefício estará condicionado à participação dos mesmos nas atividades previstas pelo projeto. Esta ação está vinculada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), realizado pelo Ministério da Justiça.
ATRATIVOS
Os conteúdos das atividades realizadas durante o Protejo são os mais variados: prevenção ao uso de drogas, conceitos sobre violência, direitos humanos, autoestima e identidade, estética, família e paternidade, sexualidade, saúde física, ampliação do letramento, música, dança, teatro, educação ambiental e sustentabilidade, informática, comunicação digital e mídia, ferramentas, formação sóciojurídica, segurança pública e sistema penal, iniciação profissional, empreendedorismo, mundo do trabalho, curso de montagem e manutenção de computadores e curso de assistente administrativo. Para cada assunto, um profissional especializado contribui com a formação.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Protejo retorna às atividades
Os jovens atendidos pelo Projeto de Proteção aos Jovens em Territórios Vulneráveis (Protejo) retornaram às atividades nesta semana no recém inaugurado Centro da Juventude. Uma palestra abordou questões ligadas à ética e disciplina. Esta ação está vinculada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), realizado pelo Ministério da Justiça.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025