O palestrante Geder Paulo Friedrich Cominetti, conta que os adolescentes interagiram o tempo todo com as informações repassadas. “É primordial que o espaço deles seja preservado. Mais importante que romper obstáculos entre as gerações é ter a consciência que existe uma distância segura que o próprio tempo construiu”, esclarece.
Segundo o palestrante, a ética e a disciplina também foram abordadas. “São temas que precisam entrar em debate e fazer parte da rotina de todas as gerações”, comenta.
A ação abrange o público de 15 a 24 anos, que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Cursos de iniciação profissional básica e atividades de formação cidadã são as atividades que ocupam 800 horas destes jovens durante um ano – de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia.
Os jovens inseridos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 por mês durante o período em que estiverem ligados o Protejo. O repasse deste benefício estará condicionado à participação dos mesmos nas atividades previstas pelo projeto. Esta ação está vinculada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), realizado pelo Ministério da Justiça.
ATRATIVOS
Os conteúdos das atividades realizadas durante o Protejo são os mais variados: prevenção ao uso de drogas, conceitos sobre violência, direitos humanos, autoestima e identidade, estética, família e paternidade, sexualidade, saúde física, ampliação do letramento, música, dança, teatro, educação ambiental e sustentabilidade, informática, comunicação digital e mídia, ferramentas, formação sóciojurídica, segurança pública e sistema penal, iniciação profissional, empreendedorismo, mundo do trabalho, curso de montagem e manutenção de computadores e curso de assistente administrativo. Para cada assunto, um profissional especializado contribui com a formação.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Protejo retorna às atividades
Os jovens atendidos pelo Projeto de Proteção aos Jovens em Territórios Vulneráveis (Protejo) retornaram às atividades nesta semana no recém inaugurado Centro da Juventude. Uma palestra abordou questões ligadas à ética e disciplina. Esta ação está vinculada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), realizado pelo Ministério da Justiça.
Mais lidas
- 1Prefeitura recebe representantes da UTFPR para debater novos projetos
- 2Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 3Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 4Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 5Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



