O palestrante Geder Paulo Friedrich Cominetti, conta que os adolescentes interagiram o tempo todo com as informações repassadas. “É primordial que o espaço deles seja preservado. Mais importante que romper obstáculos entre as gerações é ter a consciência que existe uma distância segura que o próprio tempo construiu”, esclarece.
Segundo o palestrante, a ética e a disciplina também foram abordadas. “São temas que precisam entrar em debate e fazer parte da rotina de todas as gerações”, comenta.
A ação abrange o público de 15 a 24 anos, que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Cursos de iniciação profissional básica e atividades de formação cidadã são as atividades que ocupam 800 horas destes jovens durante um ano – de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia.
Os jovens inseridos recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 por mês durante o período em que estiverem ligados o Protejo. O repasse deste benefício estará condicionado à participação dos mesmos nas atividades previstas pelo projeto. Esta ação está vinculada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), realizado pelo Ministério da Justiça.
ATRATIVOS
Os conteúdos das atividades realizadas durante o Protejo são os mais variados: prevenção ao uso de drogas, conceitos sobre violência, direitos humanos, autoestima e identidade, estética, família e paternidade, sexualidade, saúde física, ampliação do letramento, música, dança, teatro, educação ambiental e sustentabilidade, informática, comunicação digital e mídia, ferramentas, formação sóciojurídica, segurança pública e sistema penal, iniciação profissional, empreendedorismo, mundo do trabalho, curso de montagem e manutenção de computadores e curso de assistente administrativo. Para cada assunto, um profissional especializado contribui com a formação.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Protejo retorna às atividades
Os jovens atendidos pelo Projeto de Proteção aos Jovens em Territórios Vulneráveis (Protejo) retornaram às atividades nesta semana no recém inaugurado Centro da Juventude. Uma palestra abordou questões ligadas à ética e disciplina. Esta ação está vinculada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), realizado pelo Ministério da Justiça.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 5Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica