O coordenador do setor de Combate a Dengue, Selídio Schmidt, explica que o período de estiagem registrado na Região Oeste pode ter provocado a infestação dos mosquitos. “As folhas e galhos caíram no leito da sanga. Isso ajuda a criar remansos que atraem mosquitos. A diminuição na quantidade de água também ajuda a criar pequenas poças que servem de nascedouro para esses insetos”, conta o coordenador.
Selídio Schmidt conta que algumas análises foram feitas para descartar a possibilidade de infestação pelo Aedes Aegypti. “Temos que ter esse cuidado para evitar complicações. Os mosquitos que incomodam a população no local são os conhecidos popularmente como pernilongos”, conta.
De acordo com o coordenador, as máquinas trabalham na tentativa de liberar o canal da sanga e diminuir a incidência de mosquitos nas adjacências do Rio Marreco. “Caso o problema nãos seja solucionado com essa ação, outras possibilidades analisadas para que a população possa ter tranquilidade”, destaca. Para Selídio Schmidt, o fenômeno é uma resposta da natureza a ausência de chuvas e a ação da natureza. “Entendemos a dificuldade da população e por isso estamos fazendo todo o trabalho necessário para que o equilíbrio seja possível”, comenta Selídio, explicando que os mosquitos encontrados no local são predadores naturais das larvas da dengue.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Estiagem pode ter provocado aumento de mosquitos em bairro de Toledo
As máquinas da Prefeitura de Toledo começaram a trabalhar nas primeiras horas desta sexta-feira (03) na desobstrução da Sanga do Arroio Marreco, nas proximidades da Estação de Tratamento da Sanepar, no Jardim Gisele. Os moradores da localidade perceberam uma grande infestação de mosquitos nos últimos dias. O setor de Combate a Dengue já analisou as larvas e descartou a possibilidade de ser do Aedes Aegypti. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanham os trabalhos.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025