Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

PECUÁRIA

Mapa divulga lista de fazendas autorizadas a exportar gado bovino para a União Europeia

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou ontem (3) a lista das 1.948 fazendas autorizadas a exportar gado bovino para abate e carne in natura para a União Europeia (UE). A partir de agora, as autoridades sanitárias brasileiras ficarão responsáveis pela atualização e divulgação da lista a cada 15 dias no site do ministério.

04/02/2012 - 09:07


Até agora, o documento tinha que ser publicado primeiramente no Diário Oficial europeu. O gerenciamento da chamada Lista Trace era feito exclusivamente pelas autoridades europeias desde 2007. Com a decisão, os relatórios das auditorias brasileiras não precisarão mais ser enviados à Comissão Europeia. O Mapa informou que pretende diminuir a burocracia do processo de credenciamento das fazendas autorizadas a vender para a União Europeia.
Segundo o ministério, a medida é um reconhecimento dos avanços do sistema brasileiro de rastreabilidade (Sisbov), incrementado, principalmente, após o embargo imposto pela UE à carne bovina do país no início de 2008. Para o diretor de Programas do ministério, Ênio Marques, é a retomada da confiança da UE no cumprimento das exigências de saúde animal pelo Brasil.

Da Agência Brasil

C%c3%b3pia de web banner 550x250px