“Receberam a vacina cães e gatos a partir de quatro meses de vida e a meta estipulada pela Vigilância Sanitária, em relação à população de animais, foi totalmente atingida. A vacina não possui contra indicações e é gratuita. Por isso, os munícipes que não conseguiram levar seus animais para vacinar durante a campanha, ainda podem retirar a dose na Vigilância Sanitária, pois a vacina ficará disponível até acabar. Contudo, é necessário que os rondonenses tragam um recipiente com gelo para retirá-la”, explica Ost.
Por outro lado, um amplo trabalho de combate à raiva bovina também iniciou no município rondonense após a confirmação de casos de animais mortos pela doença. Na propriedade de Hermeto Kölling no distrito de São Roque, localidade de Cinco Cantos, duas vacas morreram devido à doença, que é fatal para todos os mamíferos e até para o ser humano. Segundo o responsável pela Vigilância Sanitária, “a partir do laudo positivo, passou a ser desenvolvido um levantamento perifocal em todas as propriedades localizadas em um raio de 12 quilômetros do local das mortes. Por conta disso, a vigilância está realizando desde quarta-feira (01) visitas nas propriedades rurais com o intuito de fazer a vacinação contra a raiva em cães e gatos que não foram imunizados na campanha”.
Da Assessoria - Marechal Cândido Rondon
Mais de 15 mil animais foram vacinados contra a raiva em Rondon
O município de Marechal Cândido Rondon atingiu a meta da Campanha de Vacinação Antirrábica realizada recentemente no município. A afirmação é do chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Valdir Ost, o qual expõe que dados levantados comprovam a vacinação de mais de 15 mil animais, sendo 12.725 cães e 2.448 gatos. A vacinação aconteceu do dia 16 a 19 de janeiro no interior e no dia 21 na sede de Marechal Rondon.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025