Eles vão apresentar dezenas de alternativas tecnológicas e programas capazes de contribuir com o aumento da renda, melhoria da qualidade de vida e promoção da segurança alimentar dos agricultores familiares, tudo isso obedecendo à perspectiva da sustentabilidade ambiental e social.
O Show Rural acontece entre 6 e 10 de fevereiro, em Cascavel, e a Emater, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, é parceira da organização deste evento que durante cinco dias deve receber um público superior a 100 mil pessoas.
Dentro do Parque Tecnológico Coopavel serão apresentadas propostas como o modelo de produção de leite a pasto; produção de grãos com o mínimo de agrotóxicos, obedecendo à tecnologia do manejo integrado de pragas e doenças; cultivo florestal e suas potencialidades econômicas e ambientais; processamento agroindustrial na pequena propriedade rural; artesanato; cultivo de hortaliças e frutas, turismo rural; produção animal orientada pelos princípios da agroecologia; entre outras.
“É uma oportunidade que o serviço de extensão rural tem para mostrar todo um trabalho voltado para atender o nosso público prioritário, o agricultor familiar. Nessas unidades, apresentamos o enfoque do desenvolvimento rural, através das principais cadeias produtivas que temos na região e no Estado”, explica o diretor presidente da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann.
Ainda segundo o dirigente do Instituto, com o trabalho realizado no Show Rural o serviço oficial de extensão rural procura provar que com uma atuação focada, com objetivos claros e metas bem definidas, utilizando a metodologia de propriedades de referência dentro das diversas cadeias produtivas, pode contribuir para que o agricultor e sua comunidade avancem rumo à construção de uma agricultura mais sustentável.
“A gente assume o grande papel de motivar, de chamar a atenção, para que o agricultor busque essas informações que estão disponíveis. Destacamos que existem alternativas, que existem opções, e a partir disso o produtor pode procurar tanto o serviço de extensão rural quanto outras organizações parceiras para se qualificar ou obter os recursos que precisa para colocar em prática aquela proposta divulgada”, explica Niederheitmann.
SISTEMA
No espaço organizado pela Emater no Show Rural Coopavel, o Sistema Estadual da Agricultura montou um estande para mostrar, ainda, outros serviços levados pelo Governo do Estado para atender ao produtor rural.
Segundo o secretário estadual da Agricultura em exercício, Otamir César Martins, a proposta é criar oportunidade para que os produtores possam também conhecer serviços e benefícios ofertados pela Ceasa, Claspar, Codapar, e pela própria Seab.
Da AE Notícias
GERAL
Emater apresenta alternativas tecnológicas para o pequeno produtor
O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) estruturou um espaço com 30 mil metros quadrados para atendimento ao produtor na 18ª edição do Show Rural Coopavel. Cerca de 60 técnicos e extensionistas da instituição estarão nos 50 estandes e unidades pedagógicas preparadas para receber visitantes durante a feira.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025