O Horta Saudável foi implantado no município em 2008 e no total 20 escolas municipais e quatro Cmeis participam do programa. Conforme a gestora de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Tânia Iakovcz Lagemann, o programa inseriu na dieta das crianças uma alimentação mais saudável. “É muito gratificante ver crianças de quatro anos comendo verduras como rabanete, hábitos que infelizmente é muito difícil de desenvolver com a criança. O programa é muito bom, porque além de incentivar a alimentação saudável, ensina as crianças a plantar, coloca em prática aquilo que eles aprendem na sala de aula, desenvolvendo a ecopedagogia”, afirma.
Conforme o secretário do Meio Ambiente, Delmar Hoffmann, o projeto deve ser ampliado para todas as escolas municipais e Cmeis para o próximo ano. “O Horta Saudável é um projeto excelente, tem praticamente custo zero para o município e educa muitas crianças. Todos estão de parabéns pelas atividades realizadas no projeto”, afirma.
Para o secretário da Educação, Ildo Bombardelli, todos os envolvidos no projeto estão fazendo um excelente trabalho. “Em algumas instituições os alunos levam para a casa alguns dos alimentos produzidos, outros são inseridos na merenda escolar. Eles pedem para os pais fazerem hortas em casa, contribuindo assim para a mudança de hábitos alimentares não só da criança como também da família”.
A professora da escola municipal José Pedro Brum (CAIC), Neiva Chaves dos Santos, os alunos adoram o programa. “Na escola o almoço é fornecido pela Cozinha Social, porém como temos ensino integral temos outra refeição que é feita pelas merendeiras e o que é produzido na horta é inserido no lanche e os alunos levam para casa. O projeto é realmente muito legal, nosso objetivo é continuar com as atividades no próximo ano. Neste ano plantamos alface, repolho, cebolinha, dentre diversas outras verduras”, diz.
Da Assessoria - Toledo