Uma das atividades é a campanha filantrópica que vai beneficiar entidades das cidades. Os estudantes estão sendo conclamados a doar fraldas, produtos de higiene, alimentos, entre outros itens. Cada Unidade da Unipar desenvolve a sua campanha.
Em Umuarama e Cascavel, a programação repete também a campanha de doação de sangue. Com o slogan ‘Na Unipar, calouro não leva trote, doa sangue’, as coletas serão feitas no começo do mês que vem. “Nas duas campanhas, pretendemos nos empenhar bastante, motivando um maior número possível de alunos para que os resultados surpreendam”, diz a coordenadora do Piae, professora Ana Cruz.
Ela ressalta que a intenção é levar os estudantes a um exercício de solidariedade. “Acreditamos que se disponibilizarmos atividades saudáveis aos nossos alunos, estaremos contribuindo diretamente na prevenção de opções inadequadas”, acrescenta, lembrando ainda que o objetivo primordial deste projeto é propor ações que ressaltem os valores morais de nosso cotidiano. A Unipar realiza o ‘Trote Solidário’ há mais de dez anos.
Outras atividades programadas para a Recepção Acadêmica também prometem muita interação entre os estudantes. No cronograma estão tour pelos Câmpus, para que o calouro conheça melhor a Universidade em que está ingressando; visita à biblioteca, para conhecer o sistema de funcionamento; evento de boas-vindas, com apresentações artísticas; e Culto Ecumênico.
Nas sete Unidades, a Unipar recebe, só nos cursos de graduação, cerca de quinze mil estudantes; desses, cinco mil no Câmpus de Umuarama. “É uma grande família, por isso temos que celebrar”, exclama a coordenadora.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
‘Trote solidário’ marca início das aulas na Unipar
Bem-sucedido em anos anteriores, a Universidade Paranaense – Unipar aposta mais uma vez no seu ‘Trote Solidário’ para marcar o início deste ano letivo. As aulas começaram na segunda-feira, em todas as sete unidades, localizadas em Umuarama, Toledo, Guaíra, Paranavaí, Cianorte, Cascavel e Francisco Beltrão. Os estudantes, que compõem as turmas de 89 cursos de graduação oferecidos, serão convidados para participar das atividades sociais coordenadas pelo Piae (Programa Institucional de Apoio ao Estudante). O alvo principal é o alunado novo, os calouros, mas os veteranos também podem aderir.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



