Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

SAÚDE

Itaipu aporta R$ 35 milhões para a construção da nova sede do Hospital Bom Jesus

O projeto prevê 270 leitos para atendimento da população de toda a região, além da implantação de novos serviços especializados, como UTI Pediátrica e Cirurgia Cardiovascular 
23/06/2026 - 18:36
Por Redação - Selma Becker


A Itaipu Binacional e a Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) assinaram na manhã desta terça-feira (23), o convênio que vai aportar R$ 35 milhões de reais na construção da nova sede do Hospital Bom Jesus. Do Governo Federal, também será repassado R$ 20 milhões de reais, via PAC - edital do Fundo de Investimentos em Infraestrutura em Saúde. O Governo do Estado vai aportar R$ 35 milhões, totalizando R$90 milhões para obra.

A nova sede permitirá ampliar a capacidade de atendimento do hospital, referência para os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde, fortalecendo ainda mais a assistência de média e alta complexidade ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento contou com a presença de várias lideranças regional e nacional, que reforçaram a importância do diálogo entre governos, parlamentares e comunidade. Destacaram ainda a grandeza da Itaipu Binacional, uma empresa do Governo Federal que desde 2003 assumiu o compromisso Socioambiental e, consequentemente com o Desenvolvimento Regional.

O prefeito Mário Costenaro destacou o momento histórico e importante que representa a efetivação do Convênio. “É importante porque falamos de uma empresa importante na produção de energia e que ajudou no desenvolvimento do Oeste”.  Ele destacou ainda o crescimento exponencial que Toledo vive e que, os investimentos da Itaipu Binacional/Governo Federal no HOESP impactam para toda a região e que, assim como o município estão unidos no cuidado com as pessoas.

O Deputado Federal, Dilceu Sperafico defendeu que a Itaipu é um orgulho para o Brasil e para o mundo e, ainda, que o SUS é a melhor coisa que o Brasil tem, mas que as Instituições precisam do engajamento das lideranças para complementar recursos dando ênfase a importância da articulação política.

O Deputado Federal, Elton Welter lembrou das pautas de Toledo em prol da saúde que o Governo Federal se mobilizou. Em especial, a implementação do curso de Medicina, pela Universidade Federal do Paraná, agradecendo a então ministra, Gleisi Hoffmann pelo empenho. E neste momento, o investimento do Governo Federal, seja por meio do Fundo de Investimentos em Infraestrutura em Saúde, ou por meio da Itaipu Binacional, na construção da nova sede do Hospital Bom Jesus, é resultado da articulação política, do diálogo entre lideranças, independente de alinhamentos partidários.

Tese reforçada pela Deputada Federal, Gleisi Hoffmann que destacou que a parceria firmada entre Governo Federal/Itaipu e o Governo do Paraná era uma confluência de interesses e ideações em prol das pessoas. “Este arranjo para tirar uma obra do papel mostra nossa capacidade de diálogo para que as coisas aconteçam. Investir em saúde é investir em pessoas e todo o investimento sempre é bem-vindo”.  Ela relatou que houve um aumentou de 70% nos investimentos da União em Saúde, mas reconheceu que apesar do SUS ser um orgulho de todos os brasileiros, sempre precisa de mais investimentos.

O Presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri contextualizou que os investimentos da Itaipu fazem parte dos investimentos do Governo Federal. “As políticas públicas que a Itaipu se envolve no nosso território são as políticas públicas do Governo Federal, investir no SUS ou fazer estrada rural ou investir nas universidades públicas isso tudo é um reflexo do que é determinado pelo Presidente da República”.

Verri também destacou que o Convênio é resultado do diálogo entre lideranças. “Eu quero dizer publicamente que o que estamos fazendo hoje é resultado em um diálogo franco aberto com todas as lideranças políticas.  Avanço para o país é termos divergências, pensamentos diferentes - até porque é saudável respeitar as divergências - a gente vê que podemos aprender com o outro e avançar”.

O superintendente da Hoesp, Cláudio Hayashi, agradeceu o apoio das lideranças políticas e destacou os benefícios que a nova sede trará para a população.

“Esta obra permitirá a ampliação do número de leitos e atenderá uma necessidade urgente de modernização da nossa estrutura. Quero agradecer de forma especial aos representantes políticos que, em uma ação conjunta, apoiaram este convênio, garantindo uma obra tão sonhada para toda a região. A partir de hoje, nosso compromisso é ainda maior, focado na humanização, ampliação da estrutura, conforto, tecnologia de ponta para atendimentos de alta complexidade e na manutenção da excelência do atendimento ao SUS, que representa mais de 80% dos nossos atendimentos. Queremos entregar uma obra que seja motivo de orgulho para toda a população e seguiremos com rigor no cronograma e total transparência”, afirmou.

A superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin, também destacou a importância da união de esforços para viabilizar o projeto. “Esse valor é muito importante para que possamos garantir a construção o mais breve possível. Precisamos reforçar que a instituição é filantrópica, e por isso, a captação de recursos para uma obra como essa é um grande desafio. Além dos financiamentos e investimentos públicos, todas as doações também são essenciais para transformar esse sonho em realidade”, afirmou. 

A nova sede será construída em um terreno de 50 mil metros quadrados. Na primeira fase, o projeto prevê 270 leitos para atendimento da população de toda a região, além da implantação de novos serviços especializados, como UTI Pediátrica e Cirurgia Cardiovascular.

 

Arte selma