Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Merendeiras terão curso na segunda-feira

Merendeiras das escolas municipais de Toledo vão participar na próxima segunda-feira (06), no Tecnoparque, de um treinamento. Elas vão participar do curso “Boas práticas de fabricação e técnicas de processamento e agregação de valor do pescado”, a cargo das nutricionistas Liliane Paludo e Solange Picin, da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Água Viva, sob a responsabilidade das nutricionistas Juliana Veit e Ana Karina Marquioro. Quinze merendeiras de 12 escolas do interior vão participar do treinamento.

03/12/2010 - 16:20


Este é segundo grupo de merendeiras de Toledo que estão participando do curso. Nos dias 29 e 30 de novembro, no mesmo local, merendeiras dos centros de educação infantil de Toledo, participaram do curso. As 40 merendeiras de 19 creches foram divididas em dois grupos para participar da programação, que contou com atividades teóricas e práticas.

Durante o curso, os participantes recebem noções das propriedades nutricionais da carne de peixe e aprendem a preparar algumas receitas utilizando polpa de peixe. Entre os pratos estão farofa, bolo de chocolate, torta assada e arroz nutritivo, todos com peixe.

O município de Toledo pretende voltar a utilizar o peixe na merenda escolar e nas creches. Para isso está fazendo um pregão para a aquisição de peixe, que será fornecido no próximo ano a todas as escolas e creches. A polpa de peixe, explicam as nutricionistas da Secretaria de Educação, tem uma carne muito nutritiva, rica em vitaminas, minerais, proteínas de alta digestibilidade e ômega 3, ingredientes que auxiliam na concentração e no aprendizado das crianças, aumentando o desempenho escolar.

O peixe na merenda deverá contribuir para difundir o hábito do consumo do peixe entre as crianças, enriquecendo a sua alimentação.

O curso na segunda-feira será realizado das 8 às 17h. Além da parte teórica, os participantes do curso vão preparar os pratos, que serão servidos no almoço. A aceitação entre as merendeiras, complementam as nutricionistas, foi excelente. Os pratos ensinados foram de fácil preparo e fazem parte da rotina de trabalho delas, porém com um novo ingrediente, a polpa de peixe.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29