O novo livro, lançado ao som de músicas populares brasileiras, entoadas pelo professor de violão da Casa da Cultura, Leonardo Nascimento Ferreira, poderá ser adquirido na prefeitura ou no museu histórico, mediante o recolhimento de uma guia correspondente a R$ 20.
Como as ruas, as identidades se cruzam, retratando um pouco a história de Toledo, conta o professor Silvio Colognese, estudioso do tema há 20 anos. O livro promove um resgate da história das ruas e seus personagens, que se tornam entes públicos, depois de indicados. Para a produção do livro, que registra 849 ruas de Toledo, foi realizada uma ampla pesquisa, sob a coordenação da coordenadora do Museu Lourdes Barbieri, auxiliada pelo pesquisador Anésio Vito e demais estagiários.
É um trabalho de resgate histórico, destacou o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que lançou o desafio e agradeceu a todos que viabilizaram a sua publicação. Apesar de intensa pesquisa, cinco ruas ficaram sem informações. Para que isso não aconteça mais, relatou o prefeito, foi publicado um decreto que determina o encaminhamento do histórico e justificativa da indicação em todas as novas ruas de Toledo. A pesquisa feita para a publicação do livro, adiantou Schiavinato, apontou a necessidade de algumas correções, entre elas a existência de ruas em duplicidade em bairros distintos. A administração terá que corrigir gradativamente, adiantou.
Ele elogiou o trabalho feito e ressaltou que o material servirá como uma importante fonte de pesquisa. No lançamento, o prefeito de Toledo prestou uma homenagem ao pioneiro e historiador Ondy Niederauer, falecido recentemente e responsável pela elaboração do prefácio do livro. Schiavinato entregou flores e um livro aos familiares, em reconhecimento ao apoio do pioneiro, sempre presente e esclarecendo eventuais dúvidas sobre fatos históricos importantes de Toledo da época da colonização.
Paralelo ao lançamento do livro foi aberta a exposição de fotos de autoria do fotógrafo Fábio Ulsenheimer, com fotos das ruas de Toledo, as quais também fazem parte da publicação. A exposição permanece no hall de entrada do Teatro Municipal.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Lançado livro das ruas de Toledo
Autoridades, lideranças, integrantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), pioneiros e representantes da comunidade em geral participaram na noite de ontem (06), no hall de entrada do Teatro Municipal de Toledo do lançamento do livro Ruas da História, identidades que se cruzam. Organizado pelo professor Silvio Colognese, da Unioeste, o livro é uma parceria entre a prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Cultura, Museu Histórico Willy Barth e Unioeste.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 5Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica