1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Sanepar pode estabelecer rodízio no corte de água a partir de quinta

A Sanepar decide nesta quarta-feira (8), a possibilidade de estabelecer um rodízio de restrição no abastecimento de água. A medida visa conter o crescente consumo de água como o que ocorreu no último final de semana que chegou a 23 milhões de litros em cada dia, enquanto a média é de 20 milhões. A medida pode valer já para quinta-feira (9).

07/02/2012 - 16:14


O gerente regional da Sanepar, Fabio Leal de Oliveira comenta que já está ocorrendo racionamento em alguns bairros. “Devido o aumento do consumo, baixa a pressão da água e os bairros localizados nas regiões mais altas da cidade, nos horários de maior consumo que é das 12h às 20h acabam ficando desabastecidos”.

O objetivo da Sanepar é fazer com que as consequências do alto consumo não seja absorvida só por estes bairros. “Nesta quarta-feira terei uma reunião com o superintendente para avaliarmos a medida, discutir o critério para o revezamento da restrição de abastecimento”.

Oliveira lembra que as famílias que não tem reservatório de água acabam sofrendo mais. “Sempre quem não tem a caixa d’água sente muito mais as restrições, embora a Norma Brasileira determine que as edificações mantenham um reservatória para 24h, que para uma família de quatro pessoas a caixa deve ser de 500 litros”.

A captação de água em Toledo 40% é oriunda do Rio Toledo e 60% de poços profundos.  “Nossos poços estão a 150 a 180 metros de profundidade, o que oferece boa qualidade da água, e ainda assim, nosso monitoramento é diário, não temos casos de contaminação no nosso histórico.  No caso das nascentes é mais complicado, mas com o trabalho realizado pelo IAP há 10 anos isto também tem melhorado, pois já impedimos a construção de novos chiqueirões  próximo a nascente”, disse o gerente.

O departamento de engenharia da Sanepar está trabalhando no projeto de mais um poço. “Estamos na fase do projeto e em breve deveremos licitar a obra. Acredito que até o final de novembro o poço será concluído, o que adicionará 10% a mais ao sistema, ou seja, captaremos 2,5 milhões de litros de água por dia. Mas está é uma medida que atenua o problema para o próximo verão enquanto isso, precisamos das medidas restritivas e a colaboração da comunidade, pois o desperdício aqui pode fazer faltar água para o meu vizinho”.

Consumo consciente

Fabio Leal de Oliveira pede que a sociedade colabore com atitudes simples, mas que vão colaborar para amenizar o problema.

Dicas para reduzir o consumo de água

 

 

Para limpar a casa e o carro:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

 

 

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

Na higiene:

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Outras dicas:

- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.

- Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

 

 

Por Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29