Mesmo quem não recebeu em casa a guia para recolhimento já pode pagar o tributo. A qualquer momento é possível consultar e recolher o imposto nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Sicredi - exceto nos caixas eletrônicos. Para isso, basta apresentar no caixa o número do Renavan. Até o vencimento toda a rede bancária e nas casas lotéricas estão autorizadas a receber o valor, desde que o contribuinte tenha o boleto em mãos.
A guia de recolhimento para pagamento pode ser impressa a partir do site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br). No mesmo documento aparecem eventuais débitos anteriores. A tabela completa do IPVA 2012 pode ser consultada no mesmo site ou no Diário Oficial do Estado.
TAXAS
As alíquotas praticadas no Paraná estão entre as mais baixas do País e não sofreram mudança este ano: 2,5% para veículos em geral e 1% para ônibus e caminhões. Em São Paulo, por exemplo, o valor médio é de 4%. Quem não trocou de carro vai pagar, em média, 6% a menos que no ano passado, em função da desvalorização dos veículos seminovos.
Neste mês, o contribuinte pode recolher o valor integral do IPVA com desconto de 5%. De acordo com o final da placa, o vencimento começa nesta quarta-feira e prossegue até o dia 24. Quem optou pelo parcelamento vai começar a pagar em março, entre os dias 12 e 23. As parcelas têm vencimento programado para os meses de março, abril, maio, junho e julho, sempre no mesmo dia, variando de acordo com a placa.
FROTA
A previsão da frota paranaense é calculada entre 3,7 e 3,8 milhões de veículos tributados, o que permite projetar arrecadação do IPVA para 2012 de R$ 1,9 bilhão (crescimento de 7,7%). Do total de recursos arrecadados, 50% pertencem aos municípios de domicílio dos proprietários.
Da AE Notícias
GERAL
Recolhimento do IPVA começa nesta quarta-feira
Começam a vencer nesta quarta-feira (08) as datas para pagamento à vista do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Quem fizer esta opção terá 5% de desconto. Os dias para o recolhimento do imposto são estabelecidos conforme o número final da placa do veículo. O último vencimento com dedução é 24 de fevereiro. A partir de março, começa o pagamento para quem optar pelo parcelamento.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 5Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica