O professor defendeu tese intitulada “Avaliações autonômicas e cardiovasculares em pessoas com lesão da medula espinhal em situações de repouso, em um teste de estresse mental e durante o exercício físico”. A amostra estudada foi composta por homens tetraplégicos praticantes de Rugby em cadeira de rodas, com média de idade de 29 anos e tempo após lesão de 7,5 anos em média.
A Banca examinadora foi composta pelos professores doutores: Bruno Rodrigues (Universidade São Judas Tadeu (SP); Maria Cláudia Irigoyen (InCor-FM-USP-SP), além de Mara Patrícia, Edison Duarte e a orientação da tese ficou a cargo do professor doutor José Irineu Gorla, todos da FEF-Unicamp).
A partir de agora, o professor doutor Lucinar Flores pretende implementar um grupo de pesquisa na área das avaliações autonômicas e cardiovasculares dentro do curso de Educação Física, “não somente em pessoas com lesão da medula espinhal, mas também atletas, praticantes de exercícios físicos regulares e sedentários, buscando informações importantes para auxiliar no planejamento, orientações e cuidados com cada grupo específico”, afirma ele.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Docente da Unioeste obtém título de doutor
O professor Lucinar Jupir Forner Flores acaba de obter o título de Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no estado de São Paulo. Docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Lucinar atua no Câmpus de Marechal Cândido Rondon.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



