"A integração dos países da América do Sul tem bônus mas, também, ônus. Esse é um dos ônus decorrentes desse processo", disse o parlamentar. O senador acrescentou que ao comprar terras nas fronteiras vizinhas do Brasil, como no Paraguai, Peru e na Bolívia, muitas vezes são contratadas mão de obra de cidadãos desses países em condições de subemprego. "Isso acaba por gerar uma série de conflitos sociais que, por vezes, são confundidos com conflitos entre governos, o que não é verdade", disse ele.
O comparecimento de Patriota servirá para que se esclareçam as ações que o governo brasileiro, em parceria com autoridades de países vizinhos, tem tomado para reduzir esses conflitos. Inácio Arruda ressaltou que, no Mercosul, já existem tratados que amparam brasileiros que ocupam áreas de fronteira.
Desde o final de janeiro, brasiguaios enfrentam a pressão dos sem-terra locais para que abandonem suas propriedades. Os sem-terra alegam que a área foi ocupada irregularmente e que deve ser objeto de reforma agrária. Os brasileiros negam a irregularidade.
Da Agência Brasil
GERAL
Parlasul deve ouvir Patriota na próxima semana sobre brasiguaios
A representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) deve ouvir na próxima semana o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, sobre a situação de conflito agrário que envolve agricultores e pecuaristas brasileiros que vivem na fronteira do Brasil com o Paraguai, os chamados brasiguaios. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), integrante da representação, destacou que essa é uma situação social decorrente do processo de integração do Mercosul.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025