1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Sebrae/PR e Caciopar fecham parceria para disseminar Negócio a Negócio

O município de Vera Cruz do Oeste sediou, no início deste mês, a primeira reunião do ano da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). Na pauta do encontro, que reuniu representantes de 16 associações empresariais da região, a assinatura do termo de parceria entre a Caciopar e o Sebrae/PR, para trabalhar, em conjunto, o Programa Negócio a Negócio, em 2012.

09/02/2012 - 14:39


De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, neste ano o Negócio a Negócio vai levar orientações empresariais até 4.710 microempresas e empreendedores individuais formalizados, em todo o oeste paranaense. “Os empresários que se enquadram no Programa recebem a visita dos consultores credenciados do Sebrae/PR na própria empresa, sem custo e sem precisar se deslocar do local de trabalho para usufruir das consultorias”, afirma.
“Aproveitamos a oportunidade da reunião da Caciopar para explicar para os representantes das associações comerciais sobre o funcionamento e benefícios que o Negócio a Negócio pode trazer as empresas associadas. Entendemos que, em parceria com essas associações, teremos mais acesso aos empresários e poderemos auxiliar no desenvolvimento local”, complementa Danieli Doneda.
Com a parceria formalizada, acrescenta a consultora, o Sebrae/PR disponibiliza pessoal especializado para os atendimentos e material didático para capacitar os empresários e, em contrapartida, as associações comerciais fazem a ponte de ligação entre o Negócio a Negócio e as empresas associadas, montando uma agenda de atendimentos e divulgando o Programa aos empreendedores nos municípios.
Para Khaled Nakka, presidente da Caciopar, a assinatura do termo de parceria marca a retomada das ações da entidade, por meio das associações comerciais e empresariais, junto ao Negócio a Negócio, do Sebrae/PR. “Fomos parceiros do Programa em 2010 e, agora, vamos dar sequência ao trabalho conduzindo da melhor maneira possível essa oportunidade de desenvolvimento aos nossos associados. Principalmente as microempresas e empreendedores individuais que, muitas vezes, são carentes de oportunidades de capacitação específica”, explica.

Atendimento
Segundo Danieli Doneda, do Sebrae/PR, as orientações do Negócio a Negócio começaram em 2010 na região e o Programa atendeu mais de 10 mil empresas no oeste. “Depois de aderir ao Negócio a Negócio, o empresário recebe três visitas de consultores em sua empresa. A primeira para fazer o diagnóstico da empresa. Na segunda, aproximadamente 15 dias depois, elaboram um plano de ação e, na terceira, num intervalo de cerca de 30 dias, o consultor volta para acompanhar os resultados das mudanças implantadas pelo empresário.”
Com os resultados apresentados pelas empresas atendidas pelo Programa, o Sebrae/PR abriu, em 2011, novas oportunidades de adesão ao Negócio a Negócio. “No ano passado, atendemos 5,5 mil empresas. Foram três mil novos atendimentos e 2,5 mil empresários que deram continuidade ao Programa, com mais três orientações gratuitas nas empresas, agora, focadas ou na área de marketing ou finanças”, orienta a consultora.
Para 2012, a previsão é que dos 4.710 atendimentos disponíveis, metade seja em empresas que darão sequência ao Programa e a outra parte de empresas que ainda não foram atendidas pelo Sebrae/PR. “Com a parceria com a Caciopar e associações empresariais, daremos prioridade nos atendimentos aos seus associados. Em algumas cidades, os agendamentos já começaram, por isso reforçamos aos empresários que entrem em contato com suas associações e agendem a visita de um consultor do Negócio a Negócio”, salienta Danieli Doneda.
Em Vera Cruz do Oeste, por exemplo, comenta Rosemary Elias Pereira Novais Luz, presidente da Associação Comercial e Industrial de Vera Cruz do Oeste (ACIV), sete empresas associadas darão continuidade aos atendimentos do Programa, na primeira quinzena de março. “As orientações do Negócio a Negócio são muito oportunas e permitem ao empresário uma visão geral da sua empresa. Além disso, o material didático disponibilizado nas consultorias também é muito bom”, destaca.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29