Permanecendo a estiagem, o calor e o excesso de consumo, poderá ocorrer problema no abastecimento de água nos próximos dias em São Mateus do Sul, Rio Azul, Rebouças, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Iracema do Oeste, Vera Cruz, Terra Roxa, São José das Palmeiras e Nova Aurora.
Sem chuva nos próximos 15 dias, podem ter problemas no abastecimento de água: Pranchita, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Nova Prata, Vitorino, Bom Sucesso do Sul, São Jorge do Oeste, Verê e Cambará.
Ontem (13) moradores de regiões altas, que não possuem caixa de água para armazenar o produto em seus imóveis, podem enfrentar dificuldades. As principais áreas nesta situação são Jardim Esplanada, em Ponta Grossa, e Vila Flores, em Prudentópolis. Também estão sendo afetados, em pontos dispersos, os endereços mais distantes e mais altos de Irati, Mallet, Ortigueira e de Santo Antônio da Platina.
Em São Sebastião da Amoreira, o poço que abastece a cidade apresenta déficit na oferta de água, com reflexos em toda a cidade. Em Jardim Alegre, onde a vazão dos poços caiu 25%, caminhões-pipa levam água até os reservatórios da Sanepar para reforçar a disponibilidade de água. Para os moradores de Cianorte, o sistema de rodízio, implantado em 7 de fevereiro, será mantido por tempo indeterminado.
COMO COLABORAR
Para reduzir o consumo de água tratada reduza o tempo no banho; não lave carro e calçada com água tratada. Reutilize a água usada no tanque ou máquina de lavar para limpar calçada, canil, molhar as plantas.
Oriente a família a mudar os hábitos de consumo. Até as crianças podem economizar, ensine-as a fechar a torneira enquanto escova os dentes. Ao lavar a louça, use a cuba da pia; ensaboe tudo de uma vez e só abra a torneira para enxaguar. Ao fazer a barba, mantenha a torneira fechada.
Da AE Notícias
GERAL
Falta de chuva ameaça abastecimento de água em 21 municípios do Paraná
A Sanepar volta a recomendar que a população consuma água tratada de forma racional. Apesar das pequenas variações nas temperaturas e das chuvas esparsas dos últimos dias, em vários municípios a situação é crítica ou de alerta. Em Toledo, a estiagem comprometeu o nível de água de dois poços, reduzindo o fornecimento de água tratada para as regiões mais altas.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



