1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Sebrae/PR promove palestra sobre moda italiana e tendências para 2013

Sistemas eficazes já estabelecidos e frequentes inovações mundiais que ocorrem no mercado da moda e design exigem, cada vez mais, que profissionais e estudantes do segmento permaneçam atentos. Ciente disso, o Sebrae/PR promove a palestra “Moda Italiana: Gestão, Estratégias e Tendências para o Mercado Mundial”, que será realizada em Maringá nesta terça-feira, dia 14, e em Cianorte, na quarta-feira, dia 15.

14/02/2012 - 13:12


O objetivo, segundo o consultor do Sebrae/PR em Maringá, Élvio Saito, é despertar a busca por melhores práticas em países de expressão em moda internacional. A partir disso, a expectativa é que empresários e profissionais de moda encontrem subsídios para o aperfeiçoamento e o fortalecimento do setor na região noroeste do Paraná.
“O vestuário tem se tornado um nicho de mercado cada vez mais importante no noroeste do Paraná. E, ao ampliar a visão para as tendências mundiais, os profissionais conquistam diferenciais que contribuem para um posicionamento mais sólido”, declara Élvio Saito, que também é gestor do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná do Sebrae/PR.
A intenção é estimular o desenvolvimento do setor para consolidar a região como uma referência em moda. Para isso, Élvio Saito diz que o Sebrae/PR também incentiva a criação de condições favoráveis para que micro e pequenas empresas firmem parcerias com o exterior. “A busca por informações e relacionamentos internacionais deve ser uma prática constante”, frisa.
Élvio Saito explica que a ação é resultado dos contatos estabelecidos em 2010, quando um grupo de consultores, empresários e agentes locais de inovação realizaram uma missão técnica com foco em moda e percorreram a Europa, em especial a França e a Itália. Outro resultado desse relacionamento é a Missão Cianorte: A Moda Sem Fronteiras, que começa nesta segunda-feira, dia 13, com duração de duas semanas, também destinada à Europa.

Palestras
A designer de moda, Isis Faustino, é quem ministrará a palestra nos dois municípios. Em Milão, na Itália, ela se especializou em Marketing de Moda pelo Instituto di Design Europeu e cursou o Master Fashion & Luxury Brand Management pelo Instituto Marangoni. Atualmente, atua como diretora de gestão e comércio da Versace, com foco no Oriente, Europa e América do Sul.
A especialista adianta que, durante a palestra, apresentará o sistema mundial de moda. “A Itália é um dos polos mais importantes do mundo e tem um sistema industrial muito estruturado e eficaz tanto na área de criação, quanto em gestão, distribuição e vendas. É um país com muitos anos de experiência e podemos trazer essa metodologia para o Brasil”, diz.
Isis Faustino também abordará as tendências do verão 2013, desde cores, tecidos, estruturas e até comportamento. “Nesse item, também vou explicar como funciona o calendário da moda mundial. Para se ter ideia, pela Versace já estou vendendo a moda inverno 2013 e o Brasil já deveria estar apresentando as tendências do verão 2013”, esclarece a designer de moda.
Com ênfase no sistema italiano, a palestrante também vai evidenciar as etapas de produção que não são praticadas no Brasil, e explanará sobre o mercado de luxo, citando estratégias, identidade de marca, valor agregado e outros. Além disso, Isis Faustino citará cases de sucesso, experiências negativas e enfatizará a importância do e-commerce no mercado da moda.

Parceiros
A iniciativa do Sebrae/PR conta com o apoio da Rede de Ensino Superior de Moda do Paraná (REDEModa). Em Maringá, o evento também tem a parceria do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário Cianorte Maringá, Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), Lectra, projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) e Centro Universitário de Maringá (Cesumar).
Em Cianorte, a palestra conta com o apoio do ALI, APL do Vestuário Cianorte Maringá, Sindicato da Indústria do Vestuário de Cianorte (Sinveste), Lectra, Prefeitura de Cianorte, Universidade Paranaense (Unipar) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Inscrições
As inscrições estão abertas e, em Maringá, interessados devem entrar em contato com o Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474. No município, a palestra ocorre no dia 14 de fevereiro, às 19h30, no auditório do Sebrae/PR.
Já em Cianorte, as inscrições podem ser feitas por meio do agente local de inovação, Gesival Ramiro, pelo telefone (44) 9957-0349 ou gramiro@alipr.com.br. No município, a palestra acontece no dia 15 de fevereiro, às 20h, no Anfiteatro da Unipar.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29