1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Florir Toledo participa de projeto para a construção de calçada ecológica

O Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Toledo em parceria com o Projeto Florir Toledo trabalham no desenvolvimento e implantação de uma calçada ecologicamente correta. O material já foi disposto na Praça do Relógio de Toledo.

14/02/2012 - 14:02


O professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mário Koji Taguchi, conta que passada a fase de testes laboratoriais e as primeiras implantações, o projeto segue agora para ser implantado em outros espaços, inclusive em jardins construídos pelo Projeto Florir Toledo. “O desenvolvimento desse material aconteceu depois de um pedido de apoio para resolver algumas situações de falta de infiltração no espaço do Florir Toledo”, conta, explicando que foi nesse momento que o concreto poroso foi pensado para resolver a questão.
Segundo o professor, a permeabilidade do material é de aproximadamente 90%, característica que o torna ecologicamente correto. “Muitas cidades sofrem com essa situação que é típica de locais com muitas construções e um amplo asfaltamento”, ressalta.
Mário Taguchi conta que a região do Lago Municipal Diva Paim Barth poderá receber também esse tipo de calçada. “A medida pode prevenir que a falta de permeabilidade pode afetar muitos aspectos da vida urbana e ecológica”, descreve.

Florir Toledo
O coordenador do Projeto Florir Toledo, ressalta que a importância da parceria com as instituições de ensino superior. “Temos um amplo interesse em parcerias que possibilitem o desenvolvimento de ações e atividades que além de gerar conhecimento aos adolescentes, ainda possam contribuir com a nossa sociedade”, afirma.    
De acordo com Oséias Soares dos Santos, a população beneficiária do projeto corresponde à adolescentes de 14 a 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, risco pessoal e social, com prioridade à famílias com renda de Cadastro Único. Atividades Individuais e grupais de esporte (natação, capoeira, futsal, basquete, vôlei...), cultura (aulas de musica, flauta e violão) recreação, lazer, meio ambiente, alem de momentos pedagógicos, a fim de proporcionar o desenvolvimento da consciência de preservação e uso racional dos recursos naturais do meio ambiente.
O coordenador conta que o projeto capacita os adolescentes envolvidos no Projeto com ações ativas na proteção do meio ambiente, fomentando os desenvolvimentos econômicos, sociais e de geração de renda, além de proporcionar melhoria do desenvolvimento escolar e no convívio com as diferenças, através da convivência dos jovens de diferentes bairros da cidade.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29