O professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mário Koji Taguchi, conta que passada a fase de testes laboratoriais e as primeiras implantações, o projeto segue agora para ser implantado em outros espaços, inclusive em jardins construídos pelo Projeto Florir Toledo. “O desenvolvimento desse material aconteceu depois de um pedido de apoio para resolver algumas situações de falta de infiltração no espaço do Florir Toledo”, conta, explicando que foi nesse momento que o concreto poroso foi pensado para resolver a questão.
Segundo o professor, a permeabilidade do material é de aproximadamente 90%, característica que o torna ecologicamente correto. “Muitas cidades sofrem com essa situação que é típica de locais com muitas construções e um amplo asfaltamento”, ressalta.
Mário Taguchi conta que a região do Lago Municipal Diva Paim Barth poderá receber também esse tipo de calçada. “A medida pode prevenir que a falta de permeabilidade pode afetar muitos aspectos da vida urbana e ecológica”, descreve.
Florir Toledo
O coordenador do Projeto Florir Toledo, ressalta que a importância da parceria com as instituições de ensino superior. “Temos um amplo interesse em parcerias que possibilitem o desenvolvimento de ações e atividades que além de gerar conhecimento aos adolescentes, ainda possam contribuir com a nossa sociedade”, afirma.
De acordo com Oséias Soares dos Santos, a população beneficiária do projeto corresponde à adolescentes de 14 a 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, risco pessoal e social, com prioridade à famílias com renda de Cadastro Único. Atividades Individuais e grupais de esporte (natação, capoeira, futsal, basquete, vôlei...), cultura (aulas de musica, flauta e violão) recreação, lazer, meio ambiente, alem de momentos pedagógicos, a fim de proporcionar o desenvolvimento da consciência de preservação e uso racional dos recursos naturais do meio ambiente.
O coordenador conta que o projeto capacita os adolescentes envolvidos no Projeto com ações ativas na proteção do meio ambiente, fomentando os desenvolvimentos econômicos, sociais e de geração de renda, além de proporcionar melhoria do desenvolvimento escolar e no convívio com as diferenças, através da convivência dos jovens de diferentes bairros da cidade.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Florir Toledo participa de projeto para a construção de calçada ecológica
O Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Toledo em parceria com o Projeto Florir Toledo trabalham no desenvolvimento e implantação de uma calçada ecologicamente correta. O material já foi disposto na Praça do Relógio de Toledo.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


