1144x150 %284%29

GERAL

Sebrae/PR organiza nova turma do PSGQ em Toledo

O gosto pela atualização e o aperfeiçoamento constante foram os motivos que levaram o empresário de Toledo, Danilo Mattiello, a participar do Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ), em 2010. Porém, depois de concluir as capacitações do Programa, a visão do empresário se ampliou. “Hoje deixo bem claro para todos: o que mais acertei na vida foi fazer o PSGQ”, declara.

14/02/2012 - 14:58


O PSGQ, solução do Sebrae Mais – Programa Sebrae para Empresas Avançadas - tem duração de nove meses e é indicado para empresas já consolidadas, mas que buscam crescer e melhorar a competitividade. “O PSGQ tem treinamentos voltados às micro e pequenas empresas que já têm alguns controles de gestão, mas querem se aprofundar e consolidar suas empresas no mercado. É ideal para o empresário que busca novos desafios e oportunidades”, diz a consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner França.
“Minha empresa está mil por cento melhor. Com o Programa, aprendemos para a empresa e, também, para nós mesmos. Os treinamentos motivam rever o sistema de trabalho. Acredito que as orientações ajudaram como um todo, para mim e cada colaborador, de maneira pessoal; e, para a empresa, quando aplicamos o que nos foi ensinado. A mudança de atitude foi intensa”, afirma Mattiello ao lembrar que, mesmo tendo 48 anos de comércio e dez à frente da empresa, aprendeu muita coisa nova.
Em Toledo, quatro turmas do PSGQ já foram capacitadas e, neste ano, o Sebrae/PR abre novas vagas para a adesão de empresários interessados. “As turmas são compostas por cerca de 45 participantes. Os interessados devem entrar em contato para marcar uma entrevista, que deve acontecer entre os dias 27 deste mês, até 2 de março. Na entrevista, verificamos se a empresa candidata atende aos critérios do Programa e verificamos a disponibilidade de empresário em participar, já que as capacitações são intensas e exigem atenção especial de todos os participantes”, recomenda Deborah França.
Quanto ao tempo para se dedicar aos treinamentos, destaca o empresário Mausir José Lang, vale a pena por se tratar de uma proposta abrangente. “Conheço alguns empresários que já fizeram o PSGQ e acredito que já está na hora de participar também. Comentei com o meu pessoal que vamos voltar a ser uma empresa competitiva, pois vou aproveitar ao máximo o Programa. Agora, só falta marcar a data e horário da entrevista”, diz o empresário que atua no setor de materiais de construção há 26 anos.
Depois das entrevistas com os empresários interessados em aderir ao PSGQ, assinala a consultora do Sebrae/PR, a nova turma do Programa em Toledo tem encontro marcado no dia 13 de março, para a primeira capacitação que vai tratar do tema “Compromisso com Êxito”. Nesse primeiro módulo, o empresário aprende a desenvolver as competências para uma mudança empresarial e pessoal na busca pela excelência.

Sequência
O segundo módulo, previsto para maio, é intitulado “D’Olho na qualidade”, no qual mostrará aos participantes novos hábitos para a otimização dos recursos, melhoria do bem-estar físico, mental e social da empresa e respeito com o meio ambiente, com a aplicação do chamado 5S (do idioma japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, que pode ser traduzido em: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida).
O terceiro módulo, que deve acontecer em junho, versará sobre as “Parcerias Eficazes” e permitirá aos participantes uma reflexão sobre as relações de parceria, que precisam ser claras, objetivas e harmônicas, além da profissionalização na gestão e obtenção de resultados desejáveis para todos os envolvidos. Os processos da Gestão da Qualidade serão abordados no quarto módulo, em meados de agosto, e vão que permitir ao empresário conhecer ferramentas capazes de avaliar e mensurar resultados dos processos de qualidade.
O quinto módulo, com previsão para ser ministrado em outubro, fechará o cronograma de treinamentos do PSGQ com o tema “Gestão da Qualidade: Visão Estratégica”, estimulando o empresário a desenvolver competências para pensar e agir estrategicamente, formulando e desenvolvendo ações; analisando o ambiente interno e externo; planejando e executando um sistema de medição coerente com as estratégias, no sentido de obter resultados focados e alinhados.
Além da intensidade das capacitações o Programa Sebrae Gestão da Qualidade mescla treinamentos em grupo com consultorias individuais nas empresas participantes, somando um total de 98 horas de cursos mais 20 horas de consultorias. “No decorrer dos treinamentos os empresários tendem a transformar hábitos antigos numa gestão mais eficiente e profissional da empresa, melhorando resultados nos diversos setores dos seus negócios”, avalia Deborah França, do Sebrae/PR.
Todas as capacitações em grupo acontecem no escritório do Sebrae/PR em Toledo, que fica na Avenida Parigot de Souza, 2.339, das 19 às 23 horas. Interessados em fazer parte da nova turma do PSGQ, no município, podem entrar em contato com a entidade diretamente no local ou pelo telefone (45) 3252-0631, marcando a entrevista.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29