1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Programa para fomentar negócios é lançado em Campo Mourão

Mais de 700 pessoas, entre empresários, candidatos a empresário, empreendedores individuais, autoridades políticas e representantes de entidades empresariais, compareceram ao evento de lançamento do Programa Campo Mourão + Negócios, realizado na noite de terça-feira, dia 14, no Celebra Eventos. O consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser de Santi, apresentou o Programa à comunidade empresarial. Ele esclareceu que a proposta é realizar diversas capacitações e ações de estímulo tanto para a abertura de novos negócios quanto para o fortalecimento de empreendimentos já existentes no município.

15/02/2012 - 13:02


“A maioria das atividades será gratuita e terá início em março, com finalização prevista para novembro deste ano. Os interessados no Campo Mourão + Negócios devem se inscrever o quanto antes para compormos as turmas”, alerta Sandro de Santi, acrescentando que o Programa se estenderá para os próximos anos.
“O Campo Mourão + Negócios prevê um trabalho continuado, com edições anuais. O objetivo é fomentar o desenvolvimento municipal por meio de ações de empreendedorismo para que empreendedores consigam abrir e manter empresas sustentáveis e competitivas no mercado”, enfatizou o consultor.
Estimativas do Sebrae/PR apontam que, em Campo Mourão, há mais de 1 mil empreendedores individuais, cerca de 4 mil micro e pequenas empresas e outros 5 mil empreendimentos na informalidade. “Esses números têm grande potencial para aumentar porque ainda há muitas oportunidades de negócios no município.”
Na ocasião, o consultor do Sebrae/PR, Cláudio Serrato, representou a Regional Noroeste da entidade, e destacou que a união da iniciativa privada e do poder público produz um movimento em prol do desenvolvimento. “Percebemos a necessidade de fomentar esse tipo de iniciativa em Campo Mourão e temos grande satisfação em ver o projeto estruturado. Certamente, renderá bons frutos”, salientou.

Incentivo
O prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck, também falou sobre o momento oportuno em que se inicia o Programa, já que o município vive uma fase de prosperidade e de geração de empregos. “Temos de aproveitar a iniciativa, pois é um grande incentivo para construirmos um futuro melhor. Capacitações são fundamentais, por isso, aproveitem esse momento histórico de valorização do empreendedorismo”, enfatizou Nelson Tureck.
Dentre as ações previstas, Julieta Lima, diretora da coordenação geral de governo da Prefeitura de Campo Mourão, destacou a Lei Pro-Campo, que prevê incentivos como pagamentos de aluguel e cessão de terrenos e barracões. A Prefeitura também prepara a Incubadora Empresarial, que, em março, deve entrar em funcionamento para oferecer um ambiente favorável para empreendedores que tenham as boas ideias de negócios.
O coordenador de governo de Campo Mourão, José Carlos Severino, apontou que a intenção é oferecer assistência, apoio e estrutura aos empresários. “O empreendedorismo ainda é uma atividade custosa no Brasil e, somado à falta de conhecimento, pode trazer prejuízos para quem não está preparado. Por isso, esse projeto pode mudar o futuro dos empreendedores.”
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM), José Nelson Botega, salientou que sonho sem planejamento corre o risco de não se tornar realidade. “O Campo Mourão + Negócios surge para profissionalizar empresários a fim de que consigam enfrentar o mercado, cada vez mais competitivo”, assegurou.
Em relação ao acesso ao crédito, o superintendente regional do Sistema de Crédito Corporativo (Sicredi), Moacir Niehues, frisou que a entidade vai atuar na criação de produtos e serviços adequados para os públicos específicos de Campo Mourão. “Queremos atender as necessidades das empresas e também vamos incentivar o cooperativismo e associativismo.”
O empreendedor individual, Daniel Pereira dos Santos, que atua na área de manutenção e serviços gerais, disse que está contente com a iniciativa e que vai participar das atividades propostas. “O Programa vai abrir a nossa visão empreendedora e, com certeza, meu negócio vai prosperar com esse apoio. Basta acreditar e buscar o aperfeiçoamento”, observou.
Para obter mais informações ou se inscrever no Programa Campo Mourão + Negócios, o contato é o escritório do Sebrae/PR, que fica na Rua Santa Cruz, 1.085, Centro, telefone (44) 3523-2500.

Realização
O Sebrae/PR, a Prefeitura de Campo Mourão e a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Campo Mourão e Região (Tecnocampo) são os realizadores do Programa. A iniciativa também conta com a parceria da ACICAM, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sicredi, Faculdade Integrado de Campo Mourão, Faculdade União de Campo Mourão (Unicampo), Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão (Sinconcam), Sindicato Empresarial do Comércio de Campo Mourão e Região, Sistema Fiep, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e União dos Presidentes e Vice-Presidentes de Associações de Moradores de Campo Mourão (Uprescam).

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29