1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Zeca Dirceu destaca a importância do Pronatec na Educação Regional

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, com a intenção de expandir e democratizar a oferta de cursos profissionalizantes, em todo país, oferta na região noroeste do Paraná, cerca de 20 cursos nas cidades pólos. Os cursos possuem variação de proposta, conforme a demanda de cada município. O deputado Zeca Dirceu (PT) acompanha todos os processos de abertura de vagas, pois acredita que esse é um grande passo para o desenvolvimento regional, através da Educação.

15/02/2012 - 14:42


Dentro do Pronatec, há diversos subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira e que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas, até 2014. Um dos destaques do Pronatec é a Bolsa-Formação, dividida em Bolsa-Formação Estudante e Bolsa-Formação Trabalhador, que amplia a oferta de vagas em cursos técnicos, com mínimo de 800 horas-aula, e de Formação Inicial e Continuada (FIC), ou cursos de qualificação, com pelo menos 160 horas-aula.
“A Bolsa-Formação veio para potencializar a capacidade de oferta de cursos nas redes de educação profissional e tecnológica gratuita no país com o objetivo de democratizar as formas de acesso à educação profissional e tecnológica para uma população que é prioridade no nosso mandato”, explica Zeca Dirceu.
Tais cursos são oferecidos gratuitamente tanto a trabalhadores rurais (agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores), urbanos ou reincidentes do seguro desemprego, quanto a estudantes e egressos do ensino médio da rede pública, incluindo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e bolsistas de escola particular, e pessoas em vulnerabilidade social (pessoas expostas à exclusão social).
Trata-se de cursos presenciais, realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, redes estaduais de educação, redes privadas de educação devidamente habilitadas e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.
Além de criar a Bolsa-Formação, a Lei nº 12.513/2011 também ampliou o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que passou a ser chamado de Fundo de Financiamento Estudantil, além de financiar a oferta de cursos em escolas particulares de EPT. Além disso, o fundo passou a prover mais duas linhas de crédito: uma para que estudantes possam realizar cursos técnicos e outra, para empresas que desejem oferecer cursos técnicos ou de FIC a seus funcionários ou à comunidade em geral.
Atualmente, o município de Umuarama conta com 21 cursos ofertados pelo IFPR, Senac e Senai, com cargas horárias específicas que variam de 160 a 200 horas-aulas. São cursos de curta duração de capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização de profissionais, que visam a inserção ou permanência da pessoa no mercado de trabalho, como por exemplo, cursos de Auxiliar Administrativo, Vendedor e Operador Industrial de Alimentos.
Os cursos são oferecidos de acordo com a demanda regional e necessidades da comunidade local, com programas flexíveis, que permitem alterações curriculares de acordo com a realidade do mercado de trabalho. “Esses cursos influenciam significativamente a qualidade de vida das pessoas, já que elas passam a utilizar os conhecimentos adquiridos para melhorar a renda familiar”, enfatiza o deputado Zeca Dirceu.

Implantação
Os municípios da região que tiverem interesse em ofertar os cursos, deverão entrar em contato com IFPR. Para os interessados em fazer um dos cursos, em Umuarama, as inscrições estarão abertas até o dia 05 de março, no Centro Educacional de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja), localizado na Avenida Maringá, 5035, Centro, fone: (44) 3623-1209.
Os cursos ofertados são: Agente de Combate às Endemias, Artesão em Bordado a Mão, Auxiliar de Pessoal, Desenhista Mec., Ilustrador, Jardineiro, Operador de Processos Químicos Industriais, Operador Industrial de Alimentos, Viveiricultor, Viveirista de Plantas e Flores, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Operador de Computador, Porteiro e Vigia, Promotor de Vendas, Recepcionista, Recepcionista de Eventos, Vendedor e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado no dia 26 de Outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011, pela Presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo principal de expandir e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para o Deputado Federal Zeca Dirceu essa parceria entre Governo Federal e Governos Estaduais representa um grande passo para a educação brasileira, uma vez que o valor investido, ou seja, R$ 24 bilhões, ajudará o país a ter um ensino de maior qualidade.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29