Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Combate à dengue requer maior atenção no feriado de carnaval

O feriado de carnaval já é um motivo de preocupação para o setor de Combate à Dengue. Mesmo com o trabalho diário dos 45 agentes de combate à doença, existe a preocupação de que a população não tome os cuidados necessários para combater o mosquito transmissor da doença. Os principais focos encontrados pelos agentes estão localizados em bebedouros de animais, vasos de plantas e outros utensílios ligados a rotina da comunidade. Quatro casos suspeitos estão sendo investigados.

15/02/2012 - 15:33


Segundo o coordenador do Setor de Combate a Endemias, Selídio José Schimidt, as famílias que vão sair da cidade durante o período de carnaval devem ficar atentas a prevenção da doença. “Muitas pessoas não tomam os cuidados necessários em suas casas. Isso complica muito a situação, pois quando a família retorna a situação já pode estar estabelecida, prejudicando toda a sociedade”, resume.
Por outro lado, segundo o coordenador, com os dias quentes, as pessoas ficam mais expostas às mordidas. “A preocupação com os casos importados também é real. O alerta vale principalmente para as pessoas que vão para acampamentos e para a região onde há um grande volume de água”, explica.
A ausência de chuva registrada na cidade nos últimos meses, segundo o coordenador, não alterou a situação dos focos do mosquito. “Com esse calor, qualquer lugar que acumule uma quantidade mínima se água serve para a reprodução do mosquito. A comunidade deve ter todo o cuidado com essas possibilidades. A prevenção é a nossa grande arma”, completa.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29