Segundo o coordenador do Setor de Combate a Endemias, Selídio José Schimidt, as famílias que vão sair da cidade durante o período de carnaval devem ficar atentas a prevenção da doença. “Muitas pessoas não tomam os cuidados necessários em suas casas. Isso complica muito a situação, pois quando a família retorna a situação já pode estar estabelecida, prejudicando toda a sociedade”, resume.
Por outro lado, segundo o coordenador, com os dias quentes, as pessoas ficam mais expostas às mordidas. “A preocupação com os casos importados também é real. O alerta vale principalmente para as pessoas que vão para acampamentos e para a região onde há um grande volume de água”, explica.
A ausência de chuva registrada na cidade nos últimos meses, segundo o coordenador, não alterou a situação dos focos do mosquito. “Com esse calor, qualquer lugar que acumule uma quantidade mínima se água serve para a reprodução do mosquito. A comunidade deve ter todo o cuidado com essas possibilidades. A prevenção é a nossa grande arma”, completa.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Combate à dengue requer maior atenção no feriado de carnaval
O feriado de carnaval já é um motivo de preocupação para o setor de Combate à Dengue. Mesmo com o trabalho diário dos 45 agentes de combate à doença, existe a preocupação de que a população não tome os cuidados necessários para combater o mosquito transmissor da doença. Os principais focos encontrados pelos agentes estão localizados em bebedouros de animais, vasos de plantas e outros utensílios ligados a rotina da comunidade. Quatro casos suspeitos estão sendo investigados.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


