1144x150 %284%29

Área do novo Aeroporto Regional será desapropriada até o fim do ano

Prefeitos da região Oeste do Paraná receberam do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a garantia de que até o fim de 2012 a área do novo Aeroporto Regional do Oeste do Paraná será desapropriada pelo governo do Estado. Garantiu também que serão garantidos recursos para a conclusão das obras de ampliação e reforma do Aeroporto de Cascavel. O encontro contou com a presença dos prefeitos Edgar Bueno, de Cascavel, José Carlos Schiavinato, de Toledo, e de Tupãssi, José Carlos Mariussi, municípios onde o empreendimento será erguido.

15/02/2012 - 17:19


O novo aeroporto será menor do que o previsto anteriormente e que serviria de base aérea para operações da Aeronáutica. Por isso, a necessidade de pista de 3,6 mil metros foi reduzida para 2,5 mil metros, o que garante o pouso e decolagem de aeronaves de médio e grande portes.  Por isso, será necessário desapropriar uma área menor da prevista anteriormente, de cerca de 60 alqueires, ao invés de 170 alqueires previstos no projeto original. Em valores de mercado, o preço pode alcançar a cifra de R$ 8 milhões.
Para dar início aos trabalhos, o governo do Estado prometeu fazer a atualização do projeto e aquilo que precisa ser feito imediatamente, como Rima (Relatório de Impacto Ambiental) e demais procedimentos técnicos e burocráticos que impedem o avanço do projeto. “O secretário Pepe se sensibilizou com nossa causa, ressaltou a importância e reconheceu a importância do aeroporto no contexto do desenvolvimento regional e garantiu que vai trabalhar para isso”, disse o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer José Fontana. “O governador Beto Richa quer que as obras sejam iniciadas ainda no seu governo”, garantiu.
Para o prefeito Schiavinato, o Estado está sensibilizado e sabe a hora e momento certo de agir. “Primeiro é necessário entregar o que já foi começado e depois pensar em um aeroporto maior, com capacidade para grandes aeronaves e de cargas”, afirmou.
Para o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, o Oeste todo ganha com um aeroporto condizente com as necessidades em sua cidade maior, “mas também reivindica, e com razão, uma pista de decolagem maior e estrutura para grandes aeronaves”, destacou. O encontro contou também com a participação do deputado estadual André Bueno e do vice-prefeito de Corbélia, Jair Fontana.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29