1144x150 %284%29

GERAL

Incêndio ambiental em Toledo aumentou mais de 62% em janeiro

Nesta estação, a falta de chuva tem contribuído para a ocorrência de incêndio ambiental em Toledo e região. Em janeiro do ano passado, o Corpo de Bombeiros atendeu oito ocorrências em Toledo. Neste ano, o número aumentou  62,5%, totalizando treze situações de incêndio ambiental. Nos primeiros quinze dias de fevereiro, os bombeiros atenderam nove ocorrências somente em Toledo.

15/02/2012 - 17:37


O comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Rogério Lima de Araújo explicou que este aumento é devido ao longo período de estiagem registrada na região. “A nossa orientação é que as pessoas tenham um maior cuidado na limpeza de seus terrenos e, principalmente não façam a queimada. Os fumantes tenham um cuidado maior com os tocos de cigarro para não provocar um incêndio ambiental, o qual é proibido por Lei e é crime”.
De acordo com o capitão Araújo os estragos podem ir além da queima da mata ou de espaços de terrenos baldios, ou seja, pode haver prejuízo com as redes elétricas que ficam próximas ou o fogo se espalhar e atingir residências.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, as ocorrências estão sendo registradas em terrenos baldios na sede e na área rural em algumas regiões, onde a plantação secou devido a estiagem. “Os incêndios ocorrem em toda a extensão do Município devido justamente toda a região Oeste ter sido atingida pela estiagem. Tanta na cidade como na área rural”.

Denúncias
Conforme a fiscal em meio ambiente, Gracielle Johann, a Secretaria do Meio Ambiente, nesta época, tem recebido várias denúncias de queimadas em lotes baldios. “Geralmente as denúncias estão sendo registradas em bairros mais humildes. As pessoas acham que podem queimar resíduo, mas isto é errado. O orgânico pode virar adubo e o lixo doméstico é recolhido pela transportadora responsável por este serviço”.
Ela afirmou que se algum fiscal da Secretaria flagrar algum tipo de queimada o responsável será multado. Além que a situação é encaminhada para o Ministério Público.
A recomendação do Corpo de Bombeiros é para que a população não coloque fogo nos terrenos e realize uma limpeza períodica desses locais.

**Incêndio em edificação**
Outro tipo de incêndio atendido pelo Corpo de Bombeiros de Toledo é em edificação. O capitão Araújo disse que os incêndios em edificações não têm aumentado, principalmente nos locais em que há serviços de prevenção. “A nossa orientação é realizar uma manutenção da rede elétrica a cada cinco anos, não provocar a sobrecarga de tomadas, entre outros. “A maioria dos incêndios em edificações acontece por curto circuito ou a falta de cuidado no manuseio de inflamáveis, velas acessas próximas a cortinas, descuido com a utilização do gás, botijões no interior da resdiência, entre outros”.

Sem nome %281144 x 250 px%29