1144x150 %284%29

CULTURA

Sarau de Poesias de Natal lotou a Biblioteca Municipal de Toledo

Noite de gala da cultura toledana. Assim pode ser descrito o sucesso do Sarau de Poesias de Natal, realizado na sexta-feira, três de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal, com a participação de cerca de 50 poetas, escritores, familiares e convidados.  

06/12/2010 - 07:15


A animação foi da professora Ermínia Machiavelli e a promoção do Clube da Poesia de Toledo e Biblioteca Pública Municipal, contando com varal e declamação de poemas e crônicas, homenagens especiais, troca de presentes natalinos entre associados, confraternização e distribuição de doces aos convidados. 

A apresentação de poemas incluiu trabalhos de mais de uma dezena de poetas, de 10 a 83 anos de idade, como o menino Samuel Lincon Bispo e o poeta e escritor Primo Lavarda, ambos declamando versos de sua autoria e recebendo aplausos dos presentes. Lavarda chegou ao requinte de declamar poema escrito em italiano.

Houve também a encenação de poema da professora Rosa Cervo, por estudantes do campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Escolas Estaduais Jardim Gisela e Jardim Porto Alegre.

Léo Mateus Soares, da 7ª série, recitou os versos, enquanto Isabele Mayara Contarin Martins, da 5ª série, o acadêmico Lucas Felipe Bispo e o professor João Braun, representaram Maria, José e a autoridade municipal, respectivamente. O poema abordou a hipótese do nascimento do Menino Jesus na atualidade e em Toledo.

A professora Rosa também apresentou poemas de alunos da 4ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Norma Belotto, do Jardim Gisela, com a média de nove anos de idade. Os trabalhos foram elaborados em oficinas de literatura e abordagem de obras de grandes autores.

Juntamente com a colega Silvana Martines, ela igualmente expôs dezenas de ilustrações de poemas de Natal, produzidas por crianças de diversas escolas municipais, como atividade artística. Silvana ainda presenteou colegas associados com adornos artesanais de Natal.  

Durante o sarau, outros poetas presentes, associados ou não, tiveram a oportunidade singular de expressar sua arte, apresentando pessoalmente ou através de amigos, poemas alusivos ao Natal ou de tema livre, para a apreciação dos convidados e demais participantes.

Entre os poetas de Toledo, foram apresentadas obras de Edy Braun, Helga Viezzer, Rosa Cervo, Malgarete Frasson, Silvana Martines, Mariza Cardoso, Lila Dantas, Antonio Ruiz Marques, Primo Lavarda, Lucas Felipe Bispo e Luiz Alberto Martins da Costa.

A apresentação coube aos próprios autores ou a convidadas especiais, como o acadêmico do Curso de Filosofia da Unioeste, campus de Toledo, Rangeres Gomes, e a escritora Teresa Stédile, ambos de Cascavel.  

A presidente do Clube da Poesia, professora, poeta e artista plástica  Edy Braun, também recitou poemas e entregou diplomas de madrinha da entidade à professora Maria Bernardete Barth Calleya e à bibliotecária Nancy Futagami, em reconhecimento e agradecimento pelo incentivo, orientação e apoio aos poetas e escritores de Toledo.

Bety Barth, como é conhecida nos meios educacionais de Toledo e região, é professora universitária de Literatura, integrou o Conselho Municipal de Cultura, dirigiu o Museu Histórico Willy Barth, foi diretora do então Departamento Municipal de Cultura e trata-se de uma das maiores expressões da intelectualidade local e regional.

Nancy foi a primeira profissional de Biblioteconomia e é diretora da Biblioteca Pública Municipal e Projeto de Incentivo à Leitura. Foi também uma das idealizadoras do Concurso de Conto Paulo Leminski e uma das maiores incentivadoras e colaboradoras do Clube da Poesia de Toledo.

A entidade foi criada em 27 de agosto de 2007e conta atualmente com mais de 40 associados, entre poetas, escritores e apreciadores da literatura, de Toledo e Cascavel, em sua maioria, participantes ativos das atividades do clube.

Entre os projetos de curto e médio prazo do Clube da Poesia de Toledo estão a realização de saraus e varais de poemas em espaços públicos e privados, publicação de livros de poesias de associados, realização de palestras e oficinas para poetas, estudantes e demais interessados e a criação da Academia Toledana de Letras e Artes (ATL).

Sem nome %281144 x 250 px%29