Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Oposição confiante que justiça irá derrubar "tarifaço" do governo Richa no Detran

Apesar da decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), Miguel Kfouri Neto, de cassar na noite de quarta-feira (15) a liminar que suspendeu o “tarifaço” do governo Beto Richa (PSDB) nas taxas do Detran, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa continua confiante que a justiça irá anular a lei.

16/02/2012 - 14:33


O líder da oposição na Alep, deputado Elton Welter (PT), afirmou que a cassação da liminar é decorrência de uma manobra jurídica feita pelo governo estadual para ganhar tempo. Welter explicou que a decisão não significa que o TJ considera a lei constitucional.

“A cassação aconteceu porque, no entendimento do presidente do TJ, a liminar que suspendeu o ‘tarifaço’ não poderia ter sido concedida por apenas um desembargador, e sim por um colegiado de desembargadores. Portanto, a lei continua sendo ilegal e inconstitucional, nada mudou. O governo apenas ganhou um prazo para manter as cobranças abusivas”, explicou.

Leia trecho da decisão do presidente do TJ, Miguel Kfouri Neto, que acata o pedido do governo estadual. “Não está em discussão nesta reclamação o acerto ou equivoco da decisão no que diz respeito ao exame da constitucionalidade da lei impugnada na ação, mas apenas e tão-somente o fato de ser, ou não, possível ao relator deferir, por decisão monocrática, o pleito cautelar formulado”.

A suspensão do “tarifaço”, que reajustou em até 271% as taxas do Detran, foi determinada na segunda-feira pelo desembargador Antônio Martelozzo.

De acordo com Welter, a bancada de oposição irá aguardar a decisão do Órgão Especial do TJ, que irá se reunir no dia 2 de março, quando os desembargadores deverão julgar em definitivo a liminar concedida pelo desembargador Martelozzo na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

“O Ministério Público e um desembargador do TJ já se posicionaram pela inconstitucionalidade da lei. São evidências que confirmam a ilegalidade. Acreditamos que, em respeito à nossa Constituição, a justiça irá anular definitivamente o tarifaço”, disse.

Sem nome %281144 x 250 px%29