1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Professores inscritos em programa de formação continuada iniciam atividades

Cerca de 900 professores de 16 núcleos regionais de educação participam, desde segunda-feira (13), das aulas inaugurais e seminários integradores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). O PDE permite que o participante realize uma formação continuada, com duração de dois anos e organizada em quatro períodos semestrais. No primeiro ano, o professor fica afastado de sala de aula. No segundo, o afastamento é de 25% do tempo. Cada docente do PDE elabora um plano de trabalho, uma proposta de intervenção prática na realidade escolar. No decorrer do processo, os participantes do programa são orientados por professores de instituições de ensino superior.

17/02/2012 - 06:58


Segundo Meroujy Cavet, superintendente da Secretaria da Educação, o PDE é uma política de Estado que tem reflexos na comunidade escolar. “É uma oportunidade para o professor estudar, rever a sua prática, repensar a escola e propor uma intervenção adequada à realidade do local onde trabalha”, diz.
Em 2012 as aulas e seminários acontecem de forma descentralizada, com a participação efetiva das regionais. “Desta forma, os professores têm a chance de estreitar os contatos com os representantes do programa no Núcleo Regional, facilitando o trabalho de orientação”, explica Cassiano Ogliari, coordenador estadual do PDE.
“O programa representa uma conquista para a educação paranaense e para os educadores, pois proporciona um tempo precioso para estudo e enriquecimento da nossa prática pedagógica”, diz Ana Elisa Cordeiro Creplive, pedagoga do Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive, em Quatro Barras.
Na segunda-feira (13), os encontros aconteceram nas regionais de Ponta Grossa, Loanda, Ivaiporã e Apucarana. Na terça-feira (14), em Irati, Ibaiti, Umuarama, Toledo e Área Metropolitana Norte. Os núcleos de Assis Chateubriand, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Guarapuava e Londrina começaram os trabalhos na quarta-feira (15). A aula inaugural do Núcleo de Curitiba foi ministrada nesta quinta-feira (16). Os demais núcleos realizam as atividades entre o final de fevereiro e o início de março.

MENSAGEM
Por meio de uma mensagem gravada, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância do PDE para o ensino do Paraná. “O ensino de qualidade que tanto almejamos para os estudantes paranaenses também passa pela formação adequada dos nossos professores”, disse.
Arns também destacou o trabalho de valorização dos professores do Estado. “Quando falamos em valorização, falamos em concurso público. Já foram contratadas 17 mil pessoas. Isso representa estabilidade, segurança, perspectiva e plano de carreira”, afirmou.

MUDANÇAS
O PDE 2012 foi elaborado com linhas de estudo para atender demandas formativas dos professores. Áreas antes não priorizadas agora são abordadas, como violência, drogas, diversidade de raça, gêneros e sexo e tecnologias, entre outras.
O primeiro processo seletivo do PDE para ingresso em 2012 contou com mais de 8 mil inscrições. O acesso dos professores se deu a partir do nível II da classe oito. Até então era, apenas, para a classe 11 do nível II da carreira. O programa oferece formação em 13 disciplinas do currículo escolar em educação profissional e formação de docentes, pedagogia, gestão escolar e educação especial.
Também houve a reconfiguração do curso intitulado Grupo de Trabalho em Rede (GTR). Este curso virtual busca socializar os estudos e as produções dos professores do PDE. Em 2011, foram 29.569 inscritos para participar das atividades, dos quais 24.123 concluíram o curso.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29